Vivo entra no mercado de comunicação via rádio
20 de julho de 2011
Maçã é tudo de bom!
20 de julho de 2011

Hortas Urbanas. Entre nessa moda!


Assim como praticamente todas as pessoas que moram nas grandes cidades, você também sofre com a falta de espaço em casa? Se o ambiente, muitas vezes, não deixa alternativas nem para ousar na decoração, quanto mais para ter um espaço verde em casa, não é?! Pensando nisso, No Pátio fala mais sobre as Hortas Urbanas, uma maneira de ajudar você a ter um espacinho verde em casa. Agora não precisa mais deixar de lado a correria das zonas urbanas para ter ao lado a beleza do meio rural!

A técnica já é sucesso em vários lugares do país. Se antes ter espaços verdes nas áreas da casa significava pouco desenvolvimento, hoje a ideia é justamente oposta. A modernidade trouxe inumeros beneficos, mas em troca afetou negativamente a natureza e os homens sentem, agora, a necessidade de retoceder os processos. Porto Alegre foi a primeira cidade a aderir a nova moda de hortas caseiras. O local já sentia o peso da ação humana na natureza. Para conseguir frutas e verduras frescas, os mercados precisavam combrar os alimentos a quilômetros de distância.

Falar em casa, no sentido de lar, não exclui os apartamentos! Sabe aquele corredor na área de serviço a uma varandinha que nem é tão bem aproveitada assim? Você pode dar vida nova a esses espaços com as hortas urbanas e ainda aproveitar os benefícios dos alimentos ou hortaliças mais saudáveis, livres de agrotóxicos e substâncias químicas. Se a cada dia as pessoas deixam as casas para dispor de mais seguranças em apartamentos, as ideias para não se afastar da natureza e colocar no lar um toque verde só aumentam. A horta urbana é uma dessas opções sustentáveis!

No mundo inteiro, a agricultura urbana ganha espaço e é cada dia vista como um meio de planejamento de territorial. Mais que uma opção, as hortas urbanas são uma necessidade. Cidades como Londres, Paris e Berlim avança cada vez mais na prática, que tem como benefício mais espaços verdes, alimentos de melhor qualidade, local para laser e, não podemos esquecer, que assim o controle da segurança alimentar fica mais fácil de ser feito.

A causa ambiental é tão importante que a primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, considerada pela mídia uma das mulheres mais elegantes do país, também aderiu a novidade da horta urbana, ou orgânica. E sabe onde a senhora Obama mandou colocar os vasinhos? Na Casa Branca, é claro! Além das causas ambientais, Michelle Obama disse que recorrer a horta urbana é uma maneira de dar uma alimentação mais saudável as filhas, Natasha e Malia Ann.

Claro que você não precisa ter casa tão grande como a dos Obama para possuir uma horta ecologicamente correta! De acordo com os agrônomos, 2 mtros quadrados já bastam para ter uma horta muito produtiva. Vasinhos e canteiros são ótimos também, ele podem ser colocados no chão ou fixados na parede. Mesmo em tamanho reduzido as hortas urbanas podem sim combater ilhas de calor, isso porque o sol é absorvido pelos canteiros e reduz a emissão de carbono. Na cidade de Nova York, 10% do território já é ocupado por hortas urbanas.

O primeiro passo é escolher o vaso. Geralmente eles vem sem furos no fundo, por onde a água escoa, porque a maior procura é para plantas artificiais. Então faça você mesmo! O fundo dos vasos também não são retos, na maioria das vezes, para acomodar melhor as plantas coloque pedrinhas e xaxim na hora em que for colocar a terra. Imporante não cobrir os furinhos de escoamento da água com as pedrinhas!

O segundo passo é cobrir todo o recipiente com terra adubada e arrumar com as mãos ou com a ajuda de uma pá. Em seguida, faça um buraco e coloque a muda ou a semente. Com um pulverizador, regue bastanteo a terra, até ficar com aspecto bem molhado. Simples e fácil! A horta está pronta. Agora é só escolher mais vasinhos e fazer o mesmo processo com todos eles. É importante lembrar que o local ideal para abrigar a horta urbana é aquele que tem sol durante a manhã e sombra a tarde. Você pode trocar os vasinhos de cantos sempre que perceber uma maior ou menos necessidade de sol de alguma das plantas. Aguar todos os dias é indispensável, mas atenção! Nem muita nem pouca água, na medida.

Seja na Casa Braca ou em um apartamento com bem menos espaço é possível fazer parte desse movimento que já tem adeptos desde Porto Alegre até Nova York! E ai, vai comprar seus vasinhos ainda hoje?!

 

Fotos: Reprodução

0 Comentários

  1. parabéns pela matéria!!

  2. FABIANA disse:

    PARABENS PELA MATERIA PRECISAMOS APRENDER AFAZER NOSSA PROPRIA HORTA .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *