história de Bel
#SalvemBelParaMeninas: entenda a história de Bel e sua mãe acusada de exploração
22 de maio de 2020
Tudo à Milanesa – 9 receitas para se deliciar!
22 de maio de 2020

Inscrições para prêmio destinado a mulheres cientistas terminam hoje

Ser mulher e conciliar carreira, família, filhos, vida pessoal, cuidar da casa e de si não é fácil. Não é a toa que, infelizmente, ainda há uma quantidade bem menor de mulheres cientistas do que homens. Mas há vários projetos que lutam para inverter essa situação e incentivar as mulheres a investir na ciência. E um deles é o programa Para Mulheres na Ciência, cujas inscrições foram prorrogadas, mas terminam hoje (22).

Realizada pela L’Oréal em parceria com a UNESCO e a Academia Brasileira de Ciências, a premiação busca reconhecer e valorizar o trabalho das mulheres dentro das pesquisas científicas. A ideia é fazer com que haja um incentivo ao equilibro de gênero nas pesquisas científicas produzidas em território brasileiro. Então, todos os anos, desde 2005, sete mulheres cientistas são escolhidas. As pesquisas podem ser nas diferentes áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Ciências Matemáticas. As vencedoras recebem uma bolsa-auxílio no valor de 50 mil reais para continuarem seus estudos e focarem nos seus objetos de investigação.

mulheres cientistas

15 anos de apoio às mulheres cientistas

Como falamos, já fazem 15 anos desde que o programa para Mulheres na Ciência começou. Ao longo destes 15 anos, quase 100 mulheres foram reconhecidas pela relevância de suas pesquisas, que receberam apoio financeiro. Ao todo, cerca de R$ 4,2 milhões em bolsas-auxílio já foram distribuídas. 

Este ano, as inscrições foram estendidas por um motivo bem simples: a dificuldade extra que o coronavírus acrescentou na vida das mulheres cientistas. Mas até as 23:59 desta sexta-feira (22) é possível inscrever seu projeto. Para isso, é preciso ter concluído o doutorado no mínimo em 2013 e ter residência estável no Brasil. É preciso, ainda, estar desenvolvendo alguma pesquisa científica em uma instituição brasileira. Então, basta acessar o site do programa e realizar sua inscrição e boa sorte!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *