Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino
10 de julho de 2017
Sebrae lança Projeto Destinos Inteligentes em Fortaleza e Região Metropolitana
11 de julho de 2017

Iracema: A Lenda do Ceará

21 quadros bordados, inspirados na obra de José de Alencar. Isso é o que o público pode conferir em “Iracema: A Lenda do Ceará”! Em cartaz até o dia 15/7, a exposição está ocupando o espaço da Galeria Ramos Cotoco, no Anexo do Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).  As visitações acontecem com entrada franca, de terça a sexta de 9h às 18h e de sábado a domingo de 14h às 18h.

A abertura da exposição que já esteve em outros espaços culturais de Fortaleza ocorreu durante a programação especial de aniversário do Theatro José de Alencar, no dia 17 de junho. Na ocasião, a professora Neuma Cavalcante, coordenadora do curso de extensão da Universidade Federal do Ceará de incentivo à leitura, que deu origem ao grupo Iluminuras, fez a abertura junto à professora Maria Ednilza Oliveira Moreira, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC. “A iniciativa como culminância do curso de incentivo à leitura é por demais memorável, tanto pelos 150 anos da obra de José de Alencar, como pela data de hoje, em que o Theatro José de Alencar comemora 107 anos”, destacou a professora Ednilza.

Dessa forma, por meio da exposição o grupo Iluminuras busca por meio da criação de imagens bordadas, realizar uma leitura interpretativa de obras literárias. Assim, pincel, tinta e pergaminho são substituídos por agulha, linha e tecido na revelação pictórica de um ato de ler cujo hábito e qualidade se tem em mente desenvolver e renovar. “Esse trabalho é a prova de que a obra de José de Alencar está viva. Os quadros são revelação concreta de uma leitura apurada da obra. Podemos retomar a história de Iracema através dos quadros”, completou a professora.

Serviço:
Exposição  “Iracema: A Lenda do Ceará”
Em cartaz até o dia 15/7, no espaço da Galeria Ramos Cotoco, Anexo do Theatro José de Alencar (TJA)

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *