Os livros esculturais de Malena Valcárcel
10 de setembro de 2020
Cronograma Capilar – Como montar o seu e manter a saúde dos fios
11 de setembro de 2020

Itália inaugura supermercado para autistas

supermercado para autistas

Quem é neuroatípico ou conhece alguém que está dentro do chamado espectro autista sabe a dificuldade que algumas dessas pessoas têm, mesmo para fazer as coisas mais simples. Isso porque locais com muitos estímulos visuais, sonoros, olfativos e sociais podem ser difíceis de ligar para eles. E se tem um lugar que se encaixa justamente nessa descrição são os supermercados, não é mesmo? Então, pensando nisso, o primeiro supermercado para autistas acabou de ser inaugurado na Itália!

O supermercado para autistas contará com luzes menos brilhantes, sons mais baixos, melhor identificação visual da localização dos produtos, caixas prioritários específicos e equipes treinadas para atender melhor a pessoas neuroatípicas. Tudo para garantir o conforto dos clientes – sejam eles autistas ou não.

De onde veio a ideia do supermercado para autistas

Apesar de ser focado em atender pessoas com autismo, o supermercado esta aberto para todos os públicos. Mas a ideia de criar o ambiente mais tranquilo veio de uma associação de mães de crianças autistas chamada Alla3. Em reunião, eles enviaram um pedido a uma rede de supermercados da região chamada Coop Lombardia, que acabou abraçando a ideia. Em entrevista, o vice-presidente da rede declarou que “Somos o primeiro supermercado da Itália a fazer algo do tipo, e também da Europa, provavelmente. Esperamos ser copiados por outras redes de supermercado. Nós vamos estender esse modelo também para todos os nossos outros pontos na Lombardia”, disse o vice-presidente do grupo Coop.

supermercado para autistas

Bem que alguma rede de supermercados do Brasil também podia importar essa ideia!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *