Resort 2020 – Lenita lança sua primeira coleção do ano
22 de janeiro de 2020
10 palestras do TED para você se inspirar e superar o medo
23 de janeiro de 2020

Jeans ecológico – Inovação brasileira feita com algodão naturalmente colorido

Em parceria com a Embrapa, a empresa paraibana Natural Cotton Color anuncia o lançamento do seu jeans ecológico. Ele é produzido a partir do algodão naturalmente colorido BRS Rubi, dispensando o processo de tingimento. Confira tudo sobre a novidade.

Enquanto um jeans convencional chega a usar até 11 mil litros de água em sua fabricação, o material ecológico criado pela Natural Cotton Color reduz significativamente essa quantidade. Isso porque esse jeans ecológico é produzido a partir de fibras de algodão naturalmente colorido. Isso mesmo: o algodão já nasce, no pé, em diferentes cores, dispensando o processo de tingimento. Essa novidade irá estrear na semana de moda sustentável Brasil Eco Fashion Week. Anteriormente, o jeans de algodão colorido teve excelente aceitação na Première Vision Paris.

Para chegar a esse resultado, a empresa contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio de um edital de inovação em 2016. Após anos de pesquisa, eles conseguiram desenvolver o primeiro jeans nacional produzido à partir desse algodão. Trata-se de um melhoramento de espécies que já existem na natureza. De acordo com a Embrapa, o algodão colorido é tão antigo quanto o branco, com registro de espécies nativas há mais de 4.500 anos.
No entanto, esse algodão naturalmente colorido possui fibras curtas e fracas. Foi esse o fator que impossibilitou o seu uso na fabricação de tecidos.

Porém, após anos de estudo, os pesquisadores da Embrapa conseguiram melhorar a resistência e aumentar o comprimento das fibras. Hoje, já são produzidas seis variedades no Brasil, com tons de marrom, vermelho e verde claro.

Com o aumento da demanda por produtos sustentáveis, a tecnologia é resposta para melhorar práticas antigas. Não há, por exemplo, uma planta de algodão naturalmente azul. Para resolver esse dilema, pesquisadores da Embrapa e mais 19 países (entre eles Austrália e EUA) buscam, na biotecnologia, a resposta para o chamado “gene for jeans” (gene para jeans). Para Luiz Paulo Carvalho, pesquisador responsável pelo desenvolvimento das tonalidades de algodão colorido, o algodão azul seria uma contribuição inestimável para a ciência. Além disso, seria um grande avanço para a indústria da moda, uma vez que o jeans é fabricado no mundo inteiro de maneira tradicional, gastando milhares de litros de água. O que achou do lançamento do jeans ecológico tupiniquim?!

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *