Já dá para jogar Mario Kart no celular!
26 de setembro de 2019
Katie Sturino faz sucesso mostrando seu closet 44
26 de setembro de 2019

Jovem baiana é a primeira brasileira a ganhar prêmio da ONU sobre meio ambiente

Esta semana, a Assembleia Geral da ONU é um dos principais assuntos dos jornais em todo o mundo. Isso porque os maiores dirigentes do planeta estão reunidos para discutir temas que vão de economia e política à defesa do meio ambiente. E foi justamente nesse quesito que uma jovem ganhou destaque na assembleia. Não estamos falando de Greta Thunberg, mas sim de uma baiana de 21 anos que ganhou um prêmio da ONU de inovação para o meio ambiente.

Ana Luisa Beserra é a primeira brasileira a vencer o prêmio Jovens Campeões da Terra, das Nações Unidas. Ana concorreu com jovens entre 18 e 30 anos de todo o mundo e saiu vencedora com um projeto inovador de tratamento de água. A jovem utiliza a radiação solar para tratar água e torná-la potável. Em entrevista à BBC, ela explica de forma simplificada como funciona sua ideia. “A gente passa protetor quando vai à praia justamente par anos proteger contra a radiação ultravioleta. Em humanos, ela causa câncer de pele. Mas, para vírus e bactérias, ela é letal. A gente aproveita a mesma radiação ultravioleta para fazer o tratamento da água, que passa a ser potável.”

A jovem, que é de Salvador, começou a pesquisar os efeitos da radiação ultravioleta na água desde que tinha 15 anos, quando ganhou uma bolsa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do governo. De lá para cá, ela desenvolveu cerca de dez diferentes protótipos até chegar à versão atual, que purifica a água e a torna potável, sem uso de filtros ou aditivos químicos.

Chamado Aqualuz, o aparelho já está em funcionamento. Atualmente ele atende a cerca de 200 famílias do semiárido nordestino. Com a capacidade de limpar até 10 mil litros de água em quatro horas, foi esse projeto que levou o prêmio da ONU. E a ideia agora é levar essa tecnologia a outros países ao redor do mundo.

A cerimônia de gala será realizada na noite de hoje, 26, em Nova York.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *