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Kefir e Kombucha – Saiba mais sobre esses alimentos super nutritivos!

Para começar, você sabe o que são probióticos? Bom, probióticos são substâncias vivas ou microrganismos que são incorporadas ao seu organismo vivas. De acordo com pesquisas, essas bactérias, leveduras, fungos, entre outros, oferecem diversos benefícios para a saúde de quem adquiriu a esses métodos de alimentos fermentados.

Essa cultura vem do Oriente e são compostos por leites, chás ou suco de frutas fermentadas, ou seja, alimentos ingeridos com microrganismos vivos. Você pode encontrá-los em cápsulas, iogurte ou na forma de pó.

Porém a novidade não são os produtos fermentados, mas a produção caseira, que vem fazendo bastante sucesso entre os brasileiros e pelo mundo todo. Quer entender com mais detalhes o que são ou como prepará-los, dá só uma olhadinha que o Pátio Hype te explica.

1.Kombucha

O kombucha nada mais é do que um chá fermentado com um disco gelatinoso, ou mais conhecido como scoby. Nele vivem vários fungos como, leveduras e bactérias. Na China, o kombucha tinha uma lenda há mais de 4 mil anos que era o elixir da longa vida. Os microrganismos vivos ajudam a habitar novamente o intestino, melhorando o fluxo no organismo e o controle do colesterol. Para produzir em casa, você deve ter um “filhote” do scoby e mantê-lo vivo, misturando-o com açúcar e chá preto, mate ou verde. Porém o recomendado é que você tome até 300 mililitros diariamente. No vídeo acima, você pode conferir como prepará-lo.

2.Kefir

Sua principal característica é o gostinho azedo. O kefir é formado por polissacarídeos, ou seja, por um tipo de carboidrato, que se reproduzem no leite, na água ou com o açúcar mascavo. Assim como o kombucha, o kefir possui várias bactérias e leveduras. Estes liberam ácidos láctico e acético, vitamina C, vitaminas do complexo B e aminoácidos. Relata Karina Magalhães, microbiologista da Universidade Federal da Bahia.Alguns benefícios que esse probiótico oferece é o crescimento da imunidade, melhoras no sistema digestivo e o equilíbrio de inflamações.

Modo de Preparo: Fermente por 12 horas 500 ml de leite e duas colheres de kefir de leite. Em seguida, coe em uma peneira e coloque o líquido, sem grãos, em um coador de café de pano ou nilon, limpo usado apenas para este fim.

3.Cuidados

É importante deixar claro que, os alimentos com probióticos não curam doenças, mas diminui os riscos de doenças se consumidos frequentemente. Além de ficar menos exposto a infecções e manter a microbiota, ou flora intestinal, é o conjunto de microrganismos do seu intestino, controlada. Outros cuidados devem ser em relação a higiene, sempre prepará-los com as mãos e os recipientes limpos, o mais indicado é que você prepare em vidros, pois não deixam o conteúdo ficar azedo. As mamães que estiverem em período de amamentação, pessoas com diabetes ou alérgicas, devem se manter atentas, Ok?

Você já estava sabendo dessa moda saudável? Deixe seu comentário logo abaixo sobre a sua experiência ou não experiência com probióticos.

Fotos: Reprodução

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