Signos – 5 perfis no Instagram para ficar por dentro das previsões diárias!
24 de junho de 2019
A cultura popular no XXI Ceará Junino 2019
24 de junho de 2019

Legado do patrono da educação brasileira é celebrado no Projeto Paulo Freire a Bombordo

Com o objetivo de celebrar a obra do filósofo, pedagogo e patrono da educação brasileira, o Porto Iracema das Artes lança o Projeto Paulo Freire a Bombordo com atividades até setembro, mês de aniversário do educador, quando o país todo se engajará na “Marcha amorosa”, evento que reverenciará o legado de Freire. A programação iniciará com duas aulas abertas das educadoras Gleyce Kelly Heitor e Ruth Cavalcante nos dias 24 de junho e 6 de julho, respectivamente. Ambas atividades são gratuitas.

O projeto Paulo Freire a Bombordo tem como objetivo “reafirmar a importância da obra do educador, num momento em que o pensamento crítico virou alvo preferencial dos grupos de direita no país” – observa a Diretora de Formação do Instituto Dragão do Mar, Elisabete Jaguaribe. “A ideia é estabelecermos uma esfera permanente de debate em torno da obra de Paulo Freire, refletindo nossas práticas de formação, numa perspectiva muito clara de garantirmos o livre pensamento no processo construção de uma sociedade mais justa”, complementa a diretora.

O nome do programa, Paulo Freire a Bombordo, segue a tradição que o Porto Iracema das Artes criou, no processo de nomeação dos projetos da escola, sempre inspirados em referências da cultura do mar. A ideia vem de uma analogia com os navios que, ao descerem o Atlântico ao longo da costa africana, terem à sua esquerda a terra e os respectivos portos – bom bordo – enquanto que do lado direito só existia o mar e o desconhecido. O projeto acontecerá num movimento de articulação entre as quatro escolas que integram a Rede de Escolas Criativas do Instituto Dragão do Mar: Porto Iracema das Artes, Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco, Escola Thomaz Pompeu e Centro Cultural Bom Jardim.

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *