Qual a melhor música da Copa?
5 de junho de 2014
Arraiá no Mercado, Casa do Blues, Feira de Artes e no fim de semana
5 de junho de 2014

Leite materno e leite de vaca

Todos os médicos são enfáticos ao dizer que o leite materno é super importante para garantir o crescimento físico e neurológico da criança nos primeiros anos de vida. Infelizmente, a média nacional é que os bebês mamam exclusivamente no peito só até três ou quatro meses, quando a recomendação do Ministério da Saúde é que o leite materno seja o alimento exclusivo até os seis meses de idade.

No entanto, engana-se quem acredita ser o leite materno o mais carregado de proteína. O leite de vaca tem mais proteína, principalmente a caseína, que em excesso sobrecarrega o rim do bebê. E apesar de ter menos proteínas, o leite materno tem uma maior qualidade nutricional. Por isso, o leite de vaca só é recomendado a partir de um anos de idade, quando a criança já tem um gastrointestinal mais desenvolvido.

mama2_nopatio

A hora certa de dar o leite também é importante. Um dos problemas nutricionais mais frequente hoje é a anemia por deficiência de ferro. O cálcio atrapalha a absorção do ferro presente nos alimentos. Por isso, é bom que a criança espere até duas horas depois das refeições para beber o leite. No caso dos lanches e café da manhã, não é necessário esperar, pois geralmente a criança come fruta, que tem uma quantidade de ferro menor e assim o leite não atrapalha.

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *