comédias brasileiras
5 comédias brasileiras na Netflix para rir sem legendas na quarentena
25 de março de 2020
#FICAEMCASA: Dicas de arte e cultura cearense online (2)
25 de março de 2020

LEITURA NA PRAÇA – Prefeitura de Fortaleza investe nos benefícios da leitura para crianças e jovens!

Como o mundo das nossas crianças pode mudar através da cultura e da leitura! Livros que nos levam a outras realidades, nos ensinam lições importantes e de forma lúdica, que nos inspiram a ser tudo que quisermos ser! Aqui em Fortaleza, a importância de dar as nossas crianças e jovens um acesso facilitado e incentivado aos livros é mais que reconhecida e se transformou em um projeto incrível: o Projeto Leitura Na Praça!

O projeto Leitura na Praça leva quiosques coloridos e recheados de livros infanto-juvenis para despertar o interesse das crianças pela leitura. Até agora, já foram inaugurados 24 quiosques na capital cearense e a previsão é de que

serão instalados até o fim do ano 60 quiosques por toda a cidade, em uma importante ação de fomento à leitura e que busca impactar toda a comunidade.

O projeto, que já está beneficiando centenas de famílias fortalezenses funciona da seguinte forma: Cada quiosque recebe cerca de 400 livros infanto-juvenis com títulos variados. Os livros de contação de histórias abordam temas como solidariedade, cidadania, autoestima, vínculos familiares, imaginação e criatividade. Com visual lúdico, o projeto idealizado pela primeira-dama de Fortaleza Carol Bezerra é direcionado ao público infanto-juvenil.

Os quiosques de leitura são formados por estruturas metálicas fixas em espaços públicos e uma coisa é super importante:  Eles são administrados pela própria comunidade! O adotante atua de forma voluntária e firma um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Fortaleza para definir o horário de funcionamento e a organização de cada quiosque. Os livros ficam então  disponíveis para uso exclusivo no espaço do projeto Leitura na Praça.

O projeto promove, ainda, atividades de lazer, cultura e educação nos espaços públicos, mobilizando a comunidade através do incentivo à leitura, junto às crianças e suas famílias, para o fortalecimento dos laços de afetividade e desenvolvimento cognitivo e socioemocional.

A vice-presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Marcia Dias, destacou a importância da leitura e da convivência das crianças nos espaços públicos. “Esperamos que elas usufruam desse espaço ao lado dos pais, avós, vizinhos, amigos e familiares. A gente acredita que o fortalecimento do vínculo afetivo através da leitura pode transformar a vida desses pequenos. Esse quiosque é da comunidade. Aproveitem”, disse.

Experiência

Atualmente já são 24 quiosques distribuídos em pontos estratégico da nossa cidade e quem já aderiu ao projeto, só tem coisas boas a relatar, como a A fisioterapeuta Marcia Aquino, que levou o filho Rafael, de 4 anos, para conhecer o projeto e aprovou a inciativa: “Acho muito importante para estimular a leitura. A criança interagindo com o meio ambiente e a leitura contribui para o seu crescimento integral”, avaliou Renata.

Leitura na Praça em números:

  • Quiosques Leitura na Praça – 24
  • Livros disponibilizados – 9.600 títulos

Confira abaixo a lista completa de quiosques do Projeto Leitura da Praça em Fortaleza ( com localizações):

SR Centro

1 Praça do Muriçoca Moura Brasil
2 Praça Marcílio Dias Moura Brasil
3 Praça dos Navegantes Moura Brasil
4 Praça Gustavo Barroso (Liceu) Centro

SR I

5 Areninha do Pirambu Pirambu
6 Praça São Francisco Jacarecanga
7 Praça Tancredo Neves Vila Velha
8 Praça Major Assis Vila Velha
9 Praça Assis Bezerra Álvaro Weyne
10 Praça Dr. Luís França (Lagoa do Mel) Cristo Redentor
11 Praça do Conj. Padre Hélio Campos Floresta

SR II

12 Praça da Conquista Vicente Pinzon
13 Praça Francisco Rodrigues Sancho Cocó

SR III

14 Praça da Salete Rodolfo Teófilo
15 Praça Governador César Cals/ Praça do João XXIII João XXIII
16 Praça Paula Ney Henrique Jorge
17 Praça da Juventude/Praça Pedro Osvaldo Ferreira Bom Sucesso

SR – IV

18 Praça Vereador Abel Pinto/ Praça Marupiara Demócrito Rocha
19 Praça Almino Loiola/ Praça Estudante Jucá Serrinha
20 Praça da Cruz Grande Serrinha
21 Praça Robson de Sousa Demócrito Rocha

SR – V

22 Praça Márcio Régis da Rocha Brandão Granja Portugal
23 Praça Noelzinda Sátiro Santiago Vila Manoel Sátiro
SR – VI 24 Praça do Jardim Violeta Jardim Violeta/Barroso

Mais informações

O Projeto Leitura na Praça foi idealizado  e é gerenciado pelo Gabinete da Primeira-Dama de Fortaleza Carol Bezerra e para saber mais informações, basta acessar o site oficial da Prefeitura de Fortaleza (clicando aqui!).

Fotos: Reprodução/Prefeitura de fortaleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *