Lip Tint – Tudo o que você precisa saber antes de usar

Beleza|Maquiagem|Moda

Quem acompanha as tendências de maquiagem já pode ter ouvido falar no Lip Tint. Na verdade, esse produto parecido com o batom já chama atenção há algum tempo em países como Coréia do Sul e Estados Unidos. Mas o que é o Lip Tint? Qual o seu efeito? O que faz ele ser tão diferente de outros tipos de batom ou gloss? Bem, vamos esclarecer os pontos principais sobre o produto, também chamado de lip stain. Saiba como a tendência começou e, claro, veja dicas dos vários efeitos que você pode conseguir no seu make!

O que é o Lip Tint?

Para simplificar, podemos falar que o Lip Tint é um tipo de batom. Afinal, seu objetivo principal é realçar a coloração dos lábios. Entretanto, ele conta com algumas particularidades em relação aos batons e gloss regulares. Normalmente, esses produtos são feitos com base de ceras, que saem com mais facilidade. A pigmentação, elemento que dá a cor no batom, é removido junto com a base. É só lembrar de quando o batom deixa marcar em um copo, por exemplo. Contudo, essa base é feita por líquido, gel ou óleos bem leves, que servem para aplicar a pigmentação, ou seja, a cor, nos lábios. A diferença é que, depois que a base seca, essa já aderiu aos lábios. Então, a cor dura por muito mais tempo, sem precisar de retoques ou novas aplicações.

Qual o efeito do Lip Tint?

Aqui no Brasil, o Lip stain faz sucesso por deixar um efeito bem mais natural do que os batons. Muitas vezes, dependendo do tom escolhido, ele funciona mais como um realce da cor natural dos lábios. É aquele famoso look “nasci assim”, mas com a boca mais desenhada, macia e volumosa. Entretanto, é claro que, para aqueles momentos que pedem uma make caprichada, o Lip Tint também pode ser usado. Além disso, sua cor permanece forte mesmo após horas em festas e eventos, mesmo após comer e beber.

Mas é importante lembrar que, para esse efeito mais forte, é só passar várias camadas na aplicação. Assim, sai o visual natural do dia a dia e entra o look poderoso e cheio de personalidade. Como já está disponível em várias cores, fica fácil achar um lip stain que combina com a make especial do dia. Mas a verdade é que ele surgiu com um objetivo bem diferente!

Como surgiu o Lip Tint?

As primeiras notícias do Lip Tint vieram do outro lado do mundo, da Coréia do Sul. O país é bem conhecido por suas tendências de moda e maquiagem peculiares, então isso não chega a ser nenhuma surpresa. O objetivo inicial era dar aquele efeito “boneca” ou degrade, com a parte interior dos lábios mais destacada e a parte externa mais fosca.

Mas com o tempo, o produto também ficou popular em outros países, principalmente nos Estados Unidos. Porém, além da maquiagem mais trabalhada, ele passou a ser usado como um substituto para um look mais natural do que o batom ou gloss. Como é super indicado para dias mais quentes, já que adere melhor, não demorou para começar a chamar atenção no Brasil também. Afinal, esse estilo de maquiagem mais leve para o dia a dia sempre faz sucesso por aqui.

Quais as vantagens do Lip Tint?

Bem, a primeira vantagem óbvia, como dissemos antes, é a maior duração da cor do Lip Tint. Além, claro, do look mais natural do que o batom. Mas, além disso, ele ajuda a deixar os lábios sem aquele visual ressecado, que pode aparecer depois de um tempo com o batom. Como sua base é mais líquida, mesmo após ela evaporar, não resseca a boca.

Atualmente, muitas marcas incluem componentes hidratantes em seus Lip Tints, o que ajuda ainda mais a fortalecer esse efeito, mesmo horas após a aplicação. Ah, sim! Também vale lembrar que, pela maior duração, você pode passar um dia inteiro com apenas uma aplicação do produto. Nada como não precisar se preocupar com a maquiagem na correria do dia a dia, certo? Com a popularização, o Lip Tint também começou a ganhar algumas variações. Veja os formatos mais frequentes:

Lip Tint líquido

São os Lip Tints mais encontrados e populares. Suas embalagens parecem vidrinhos de esmalte e a textura é bem líquida. Em um primeiro momento, essa consistência pode parecer desafiadora. Mas todos eles vêm com um aplicador bem fácil de usar. É só tirar o excesso da pontinha e passar levemente sobre os lábios.

O efeito pode variar de acordo com a forma de aplicação. Quem quiser o efeito degrade, pode passar o pincel apenas na parte inferior e pressionar na parte superior para espalhar. Porém, se o efeito pretendido for mais intenso, faça a aplicação em toda a área da boca, e tire o excesso com um paninho.

Peel Off

Esse tipo de Lip Tint é ideal para quem quer deixar os lábios com mais cor, mas sem o efeito perceptível do batom. Nesse caso, faça a aplicação em toda a área da boca, de maneira uniforme. Após cerca de dez minutos, a base do Lip Tint vai secar, e você vai perceber que formou uma película sobre os lábios.

Ao retirar essa película, o único resquício do Lip Tint vai ser a cor, já que nesse tempo a pigmentação ficou fixa nos lábios. Esse tipo de produto deixa bem claro o motivo dele também ser chamado de lip stain, ou seja, “mancha nos lábios”, em inglês. Após a remoção da película, a boca fica com uma leve mancha da pigmentação.

Bastão ou canetinha

Assim como batons regulares, já é possível encontrar Lip Tints em forma de bastão ou canetinha. Normalmente, esses produtos contam com componentes hidratantes em sua fórmula. Por isso, são boas alternativas para quem costuma ter lábios mais ressecados.

Com textura um pouco mais cremosa, muitos produtos em bastão ou caneta podem deixar os lábios mais cheios. Sua própria aplicação já favorece esse efeito. Entretanto, ao contrário de batons no mesmo estilo, a cor permanece mesmo depois que o brilho inicial desaparece.

Lip Tint Matte

É claro que a tendência opaca não ia ser esquecida. Quem não quer deixar nenhum resquício de brilho ou oleosidade pode apostar nos Lip Tint Matte. Normalmente, esses produtos estão disponíveis em tons mais discretos, perfeitos para quem procura o look natural. Sua consistência também ajuda a deixar os lábios com acabamento aveludado, mas sem abrir mão da alta cobertura.

Muito encontrado em bastão ou canetinha, os Lip Tints Matte têm textura super leve e não ressecam os lábios, mas deixam a boca sem o efeito brilhante.

Como aplicar o Lip Tint?

A forma de aplicação vai variar de acordo com o efeito procurado, se o look boneca, um visual natural para o dia a dia ou uma make presente. Contudo, é bom saber que o primeiro passo é sempre o mesmo. Antes de aplicar o Lip Tint, passe o seu protetor labial preferido.

Muitos produtos contam com componentes hidratantes. Entretanto, é sempre bom dar uma forcinha para evitar lábios ressecados ao longo do dia. Isso vale, principalmente, para quem vai usar um Lip Tint líquido ou peel off, mas não exclusivamente.

Aplicação do Lip Tint:

  • Para o look natural, retire o excesso da tinta do aplicador e passe levemente sobre os lábios;
  • Quem quiser um visual bem discreto, pode fazer a aplicação apenas na parte central da boca, e espalhar pressionando os lábios superior e inferior;
  • Já quem pretende um visual mais intenso, pode apostar nas camadas. Escolha a cor que combina com a sua make e aplica o batom em toda área da boca. Mas vai aos pouquinhos, para que o visual fique uniforme;
  • Tem quem prefira usar sempre o aplicador específico do Lip Tint. Porém, essa escolha vai de acordo com o que te deixa mais confortável. Pode usar os dedos, um pincel de maquiagem ou até um cotonete;
  • O importante é entender as particularidades de cada produto, para que você chegue no look que procura.

Lip Tint como blush

É isso mesmo! O Lip Tint pode funcionar, muito bem, como dois em um. Essa coloração mais natural, que se adapta aos tons naturais da pele, também ajuda a realçar as maçãs do rosto. Contudo, mais uma vez, vá devagar! Deixe pouco produto no aplicador e passe levemente no rosto. Depois, espalhe, com os dedos mesmo, até alcançar o efeito “coradinho”.

Zero dúvidas sobre o produto labial mais hot do momento, não é mesmo?! Conta pra gente se você já se rendeu ao sucesso do Lip Tint!

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter