Vila das Artes realiza programação de oficinas circenses
3 de maio de 2019
Associação das Mulheres Empreendedoras do Estado do Ceará é homenageada na CMFor
3 de maio de 2019

Já imaginou como uma aula em um cinema pode ser extremamente interessante para o aluno? Pois é exatamente isso o que cerca de 200 estudantes da escola indígena Abá Tapeba e da escola Alice Moreira de Oliveira, na zona rural de Caucaia, vão ter no dia 28 de maio. Eles pegarão a estrada para Fortaleza com destino ao Cineteatro São Luiz, no Centro da capital. Para a maioria, será a primeira vez em um cinema. Entre os filmes que serão exibidos na mostra, vão assistir em primeira mão a um curta sobre meio-ambiente, produzido em conjunto por um grupo de alunos das duas instituições. E assim como para eles, a mostra MIAU pretende levar o cinema infantil para vários locais no Ceará.

Trata-se da Mostra Internacional Infantil de Audiovisual (MIAU), que acontece no Ceará até o dia 15 de junho. Ela passará pelas cidade de Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Guaramiranga. Ao todo são 31 sessões, todas gratuitas, realizadas em diversos espaços, das quais, 18 exclusivas para alunos de instituições públicas e 13 abertas à população.

A ideia do MIAU é despertar nas crianças valores como sustentabilidade, preservação ambiental, cidadania, família e amizade, democratizando conteúdo audiovisual de qualidade, com foco no protagonismo infantil. Em exibição, filmes que estão fora do circuito da cultura de massa, diversificando as referências artísticas e culturais das crianças.

Cada sessão – tanto as abertas ao público como as exclusivas para escolas e projetos sociais – será composta por diversos curtas, com duração total em torno de uma hora. Além do filme realizado pelas crianças da oficina de Stop Motion de Caucaia, serão exibidas produções brasileiras e de outros países, cujos conteúdos fazem rir e pensar, estimulando um pensamento crítico e criativo acerca das múltiplas identidades infantis contemporâneas.

Estudantes de Caucaia Participaram de Oficina de Stop Motion

Em cada uma das duas escolas de Caucaia, Abá Tapeba e Alice Moreira de Oliveira, 15 alunos de 10 a 12 anos participaram de uma oficina de stop motion. As aulas ocorreram entre 22 de abril . 3 de maio. A oficina foi ministrada pelo professor Clayton Bochecha. Esta é uma técnica de cinema de animação em que os objetos são manipulados manualmente e cada movimento milimétrico é fotografado, dando a impressão de movimento. Os dois trabalhos serão editados e resultarão em um curta de cerca de 02 minutos. E ele será exibido na Mostra de cinema infantil.

Linda a iniciativa de levar o cinema para todos, não é mesmo?

SERVIÇO

MIAU – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual
De 26 de maio a 15 de junho com programação em Fortaleza, Caucaia e São Gonçalo do Amarante.
Informações: (85)3048-6077
www.cinemiau.com.br
Instagram: @cine.miau

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *