Faz dois anos que 13 Reasons Why estreou sua primeira temporada na Netflix e antes mesmo de sua estreia, já chegou com polêmica. Isso porque ele aborda um tema para lá de controverso: o suicídio. Pois bem, com uma terceira temporada sendo produzida, a série original Netflix teve sua primeira temporada editada. A plataforma acabou de anunciar que uma das cenas mais polêmicas foi modificada.
A campanha agressiva de grupos que acusam a Netflix de fazer apologia ao suicídio fez com que a Netflix tomasse essa decisão. Segundo eles, a cena em que a personagem Hannah tirava a própria vida era muito gráfica e cheia de detalhes, o que podia levar pessoas com propensão ao suicídio a fazerem o mesmo.
Para quem não lembra, a cena consistia na personagem cortando os pulsos e, em seguida, sangrando na banheira até sua morte. Em seguida, os pais da personagem a encontravam morta no banheiro. Em comunicado oficial, a Netflix se manifestou sobre a decisão:
“Ouvimos de muitos jovens que 13 Reasons Why os encorajou a começar conversas sobre temas difíceis como depressão e suicídio. Enquanto nos preparamos para lançar a 3ª temporada no final deste verão americano, ouvimos o debate sobre a série. Seguindo conselho de especialistas médicos, incluindo a Dra. Christine Moutier, chefe médica na American Foundation for Suicide Prevention, decidimos com o criador Brian Yorkey e os produtores editar a cena em que Hannah tira sua própria vida na 1ª temporada”
Bom, editar não é bem o termo, uma vez que a cena foi completamente eliminada de 13 Reasons Why. Segundo os criadores, a ideia toda de manter a série é gerar um debate sobre depressão e desencorajar as pessoas a cometerem atos extremos. Porém, a tal cena era vista como um verdadeiro “tutorial” de como se matar. E por isso foi deletada.
E então, o que vocês acham da decisão? Faz alguma diferença a cena ser cortada ou exibida?
Fotos: Reprodução