7 truques valiosos que fazem o seu pequeno lar parecer maior!
19 de janeiro de 2018
Resumo da semana em memes (de 14 a 20 de janeiro)
19 de janeiro de 2018

No pré de Sobral vai ter o casamento de Luzia-Homem com Cazuza

Já imaginou como seria a união entre Luzia-Homem, a famosa personagem da literatura cearense, com Cazuza, o famoso personagem da cultura popular? Pois nem precisa mais imaginar, basta curtir o pré de Sobral para comparecer ao casória e ainda cair na folia!

É isso mesmo, a tradição carnavalesca de Sobral terá novidades em 2018. O Bloco Matracas do Acaraú, que reúne personagens históricos do folclore local, promete tornar-se um dos principais “puxadores” da festa que acontece nas ruas da cidade. Misturando teatro, música e linguagem circense, o Matracas do Acaraú leva para as ruas da cidade a personagem “Luzia-Homem”, do romance de Domingos Olímpio, para casar com “Cazuza”, personagem do Folguedo do Boi.

Uma trama que embaraça ficção com tradição, folia de reis com literatura, e é testemunhada por outros personagens reais e imaginários da cidade, como o “Diabo do Sereno”, “Chica Fulepão” e o “Diabo sem cabeça” será levada para as ruas no pré de Sobral.

O bloco reúne mais de 30 artistas para contar essa história, que tem o Rio Acaraú como o primeiro filho sobralense. De acordo com Luísa Cela, presidente do instituo Ecoa, o bloco cria uma conexão com a cidade e traz à tona o desejo das pessoas de ocuparem os espaços públicos, deixando de lado a correria e os medos urbanos. “Nós queremos vivenciar aquilo que é nosso. E o Carnaval tem esse mérito de trazer o povo para fazes às pazes com a cidade”.

O Matracas do Acaraú é acompanhado pela música carnavalesca da Big Farra Band. Durante todo o cortejo em direção ao Largo das Dores, acontecerão intervenções de circo, teatro e show com a Banda du Sol. Logo após o encerramento do bloco, os foliões poderão se jogar na festa comandada pelo bloco convidado do dia, que neste dia será o Luxo da Aldeia.  A concentração acontece neste domingo (21), às 17h, na sede do Instituto Ecoa. De lá, o cortejo segue até o Largo das Dores, para o lançamento do bloco.

Programe-se!

A concentração do Bloco Matracas do Acaraú acontece nos três domingos do mês de janeiro (dias 14, 21 e 28), e percorre sempre o circuito Ecoa/Margem Esquerda/ Praça da Câmara Municipal/ Igreja da sé e Largo das Dores. A festa faz parte da programação “Verão Sobral – Férias e Pré-Carnaval”.

Serviço
Bloco Matracas do Acaraú
Data: 21 de Janeiro (domingo)
Local: Circuito Ecoa\Margem Esquerda\Praça da Câmara Municipal\Igreja da Sé e Largo das Dores
Mais informações: (88) 3611.3324

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *