Lives com atrações musicais movimentam o fim de semana
19 de junho de 2020
séries desconhecidas na Netflix
4 séries desconhecidas na Netflix para variar nessa quarentena
19 de junho de 2020

O fim dos tempos é no domingo? Nova teoria vira meme nas redes sociais

Não é de hoje que surge uma nova teoria com uma data para o fim dos tempos. Sempre há boatos que o mundo está perto do fim segundo cálculos de Nostradamus, Leonardo DaVinci e, claro, a civilização Maia. Mas quem, em 2012, não se pensou ao menos por um minuto que aquele, poderia ser, de fato, o nosso último ano na Terra? Pois bem, diante de tudo o que o mundo está enfrentando, uma nova teoria surgiu, baseada também no calendário Maia, e diz que o fim do mundo é neste domingo. E claro, acabou virando meme!

fim do mundo

Tudo começou quando jornais sensacionalistas jornais britânicos como Mirror e o The Sun publicaram uma teoria bizarra sobre o fim dos tempos. Segundo ela, os especialistas teriam cometido um erro de contagem na tentativa de “traduzir” o tal calendário Maia do fim do mundo. Resumidamente, na conversão do calendário Maia para o Gregoriano – o que usamos – 11 dias teriam sido cortados. Somando 11 dias ao longo de 289 anos, o resultado seriam oito anos. Então, o 2012 dos Maias não seria o nosso 2012, e sim este ano de 2020. Então, segundo essa teoria, o fim dos tempos seria próximo domingo, dia 21 de junho.

Mais uma furada de fim dos tempos

Mas tão rápido quanto a teoria de que o mundo vai se acabar no domingo se espalhou, a notícia de que era tudo uma furada também correu. Um site chamado E-Farsas, especializado em descobrir farsas e fake news investigou a teoria e explicou que era ela simplesmente mentira. Segundo eles, o jornal The Sun teria atribuído a teoria a um suposto cientista, que teria publicado a mesma em seu Twitter. Acontece que o tal cientista não está mais na rede! Ele até existe, mas não estuda nada ligado a Antropologia, História ou mesmo a civilização Maia.

fim dos tempos

Outro porém ligado a teoria é o fato de que os Maias não faziam previsões ou sequer queria deixar mensagens para gerações futuras. Estudiosos já explicaram que o calendário deles era dividido em ciclos, uma vez que o tempo para eles tinha uma contagem diferente da nossa. Então provavelmente o ano referente a 2012, para eles, poderia ser o fim de um século ou ciclo temporal para eles.

O cálculo também está errado. Isso porque a diferença dos 11 dias foi considerada apenas uma vez, no ano da mudança, e não todos os anos! Isso sem contar que diferentes culturas têm diferentes calendários. Para dar uma ideia, o atual ano islâmico é 1441, enquanto no calendário chinês estamos em 4718.

E o fim dos tempos virou meme!

Claro que, diante de tudo o que estamos enfrentando com o coronavírus, uma notícia falando do fim do mundo não podia ter outro resultado: virou meme! E a gente separou os melhores para vocês:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *