LUOS: A construção de uma cidade cada vez melhor
22 de agosto de 2016
Olimpíadas do Rio 2016 em 10 fatos
22 de agosto de 2016

Folclore é o conjunto de lendas, mitos, superstições, provérbios e brincadeiras que caracterizam nossa cultura e são transmitidos de geração em geração. Saci-pererê, curupira e a mula-sem-cabeça, são exemplos disso! Na infância,  esses e outros personagens folclóricos começaram a habitar o nosso imaginário, na escola ou nas histórias contadas em casa. E como hoje, 22 de agosto, é Dia do Folclore, fizemos uma lista de cinco livros sobre essa temática para você viajar na nossa herança cultural; vem ver.

As 100 melhores lendas do Folclore Brasileiro
A.S.Franchini conta sua versão de algumas das mais emocionantes histórias do folclore nativo, nas quais o fantástico e o popular se unem para recriar antigos relatos sobre a formação dos povos e do território brasileiro. Bebendo em fontes indígenas, africanas e europeias, o livro reúne histórias transmitidas oralmente por séculos a fio, recontadas a sua maneira por cada por cada narrador.

As-100-Melhores-Lendas-do-Folclore-Brasileiro

Quem tem medo de Papangu
A autora Goimar Dantas, brinca com o imaginário e com a possibilidade de rimas em histórias infantis para contar sobre uma personagem que assombrava as festas do Nordeste, num tempo muito antigo. Era tanta gritaria, arruaça, perturbação, que o jeito foi inventar um certo bicho-papão chamado o papangu. Na obra, as ilustrações são uma aventura a parte para crianças de todas as idades.

quem-tem-medo

O selvagem
O livro é imperdível para quem deseja conhecer o Brasil a fundo: as origens de seu povo, a natureza e as influencias dos costumes e das línguas dos indígenas na em meio a isso. Apesar do nome trazer um sentido contrário, a obra desmistifica a colonização brasileira como aquela que só foi possível por conta dos europeus ditos civilizados. Assim, valoriza a cultura dos índios na formação do Brasil.

o-selvagem

 

Lendas e Mitos do Brasil
O folclore brasileiro é conhecido por sua riqueza, diversidade e o livro de Theobaldo Miranda Santos traz isso. A obra reúne 55 histórias que fazem parte da tradição popular das diferentes regiões do país – Norte, Nordeste, Leste, Sul e Centro-Oeste.

lendas-e-mitos-do-brasil

 

Iracema
E para finalizar temos um clássico de José de Alencar e um tesouro de nossa literatura. O livro traz a história de amor entre a índia Iracema e o guerreiro branco Martim Soares Moreno, em meio a ciúmes e brigas se dá a origem do povo brasileiro e suas miscigenações.

iracema-jose-de-alencar

Gostou das sugestões? Muitas vezes valorizamos tanto as coisas de fora que esquecemos da importância de exaltar as nossas. Então, aproveite essa data comemorativa para ler e conhecer ainda mais a riqueza cultural do Brasil! 😀

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *