Agenda do Fim de Semana
11 de novembro de 2011
Cultura africana no Centro Dragão do Mar
11 de novembro de 2011

Você certamente  já ouviu falar em Orkut, Google+, MySpace, YouTube, Facebook, Twitter. É provável que até possua perfil em algum deles! As redes sociais foram criadas com o objetivo de aproximar pessoas, mesmo distantes, e de favorecer a disseminação das ideias! O que ninguém imaginava, no entanto, é que elas assumiriam o papel de ditar o comportamento das pessoas e até que seriam usadas como ferramentas de discriminação!

Estudos revelados pela pesquisa Pew Research Center, nos Estados Unidos, analisaram os hábitos dos adolescentes (de 12 a 17 anos) nas redes sociais. Uma das constatações foi a de que existe animosidade e até bullying na vida online dos jovens. Entre os entrevistados, 41% admitiram ter tido pelo menos uma experiência negativa nos sites.

Um quarto dos jovens ouvidos afirmou que essa experiência negativa online resultou em uma discussão ou confronto ao vivo e 22% terminaram amizades por problemas dentro das redes sociais. 13% dos adolescentes declararam ter ficado com medo de ir à escola no dia seguinte à confrontação na internet.

Constatou-se que 8% se envolveram em brigas físicas após discussões na internet. O bullying também ocorre: 19% dos jovens disseram que já foram importunados (pessoalmente, por telefone ou por SMS) e 8% foram perseguidos na internet.

Recentemente um caso envolvendo alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, chamou bastante atenção! Os estudantes foram vítimas de preconceito de internautas de outras regiões do país, por conta da polêmica com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram publicadas ameaças e termos pejorativos que começaram ser veiculados em redes sociais, como o Twitter e Facebook. E você, o que acha deste novo ‘uso’ que estão fazendo das redes sociais?

Foto: Reprodução

2 Comentários

  1. Já vivenciei perseguições pelo orkut,por conta disso,exclui meu perfil.
    Acontece que estas tais pessoas,tambm me acharam no facebook,e no twiter..mesmo quando bloqueio o perfil deles,conseguem me encontrar.
    Acho que criam perfis fake só para me importunar.
    Até no meu blog recebi comentários maldosos,onde me chamaram de ‘sociopata’..
    Queria mesmo era saber quando vão me largar de mão…

  2. Patrícia Picolly disse:

    A alguns meses atrás perdi a amizade de um amigo por causa de perguntas maldosas no ask, depois começaram as perseguições no facebook. Depois de um tempo descobri o lado oculto do facebook e resolvi desativar, e pra falar a verdade foi a melhor coisa que fiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *