“Pra Ver A Banda” traz apresentação gratuita no Theatro José de Alencar
16 de novembro de 2017
7 filmes clássicos da Sessão da Tarde disponíveis na Netflix
16 de novembro de 2017

A paisagem urbana vai muito além de cimento e vidros. Nela cabem texturas, nuances, esculturas e sonhos. À margem, um muro cinza- amarronzado, encardido pelo tempo, transforma-se linda e magicamente ao sabor das tintas. Um lugar inóspito e silencioso, no dia seguinte vira um parque pleno de brinquedos, invadido pelo som de crianças rindo alto. Uma praça antes sem graça, agora conta com uma escultura sonora, conferindo-lhe muito mais charme. Potenciais descobertos e o que era cinza, vazio e frio, vira som cor e vida. Ressurgido, o desprezado vira contemplado. Ressignificado, o que era marginal descobre-se principal.

Essa é a essência do Festival Concreto, descobrir potencialidades e exaltá-las. Com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura e ENEL, a 4ª edição do Festival  segue até o dia 26 de novembro com a presença de mais de 100 artistas, entre locais, nacionais e internacionais. Dentre os países confirmados estão Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Alemanha, Espanha, EUA, Grécia, Itália, México, Rússia, Colômbia e Finlândia.  Serão, desde atividades de formação, residência artística, lançamento de livros e de documentários, até bazar de compra de obras de arte e a já tradicional festa de encerramento. Criatividade é a palavra de ordem. As raízes da autêntica arte de rua em todo seu esplendor peculiar, advindo da sua natureza transgressora, contundente e nada óbvia, estarão presentes, evocando questionamentos e encantando os olhares do público.

E nesta edição o Concreto tem alguns diferenciais. O Festival concentra-se em pontos específicos na cidade e não mais espalhados por ela, como nas edições anteriores. A primeira fase será a pintura de todas as paredes laterais externas do Centro de Eventos do Ceará. A previsão é de que os artistas finalizem o trabalho até o dia 18, contudo esse prazo pode se estender, tendo em vista o diâmetro dos muros em questão. Uma ousada empreitada que exigirá dedicação dos envolvidos, num trabalho árduo, contudo o resultado será um enorme cartão postal de grafite multicolorido, num dantes monocromático Centro de Eventos no Ceará. A segunda etapa, não menos ousada e plena de beleza, engloba a parceria do Festival Concreto e Escola de Arte Urbana Amplitude com a SEAS – Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, cujos Centros Sócio – Educacionais serão contemplados com arte urbana por dentro e por fora, por meio de grafite, oficinas, instalações e mobiliário urbano. A parceria ora estabelecida, visa beneficiar os quatro Centros, todos localizados no Passaré, bem como promover interação com a comunidade local.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Escola Porto Iracema das Artes  também serão agraciados com belos novos murais, pintados por artistas do Festival. E as novidades não param, de uma parceria do Festival Concreto com WAD – World Art Destination, agência mexicana especializada em arte urbana, sediada em Cancun, nasceu a ideia do intercâmbio de residências artísticas.  Nesta edição, o Concreto traz seis artistas mexicanos para Fortaleza e em 2018 enviará artistas daqui para participarem do FIAP –  Festival Internacional de Arte Público, que acontece em Fevereiro /Março de 2018 em Cancun. Destaque para Libri Gutierrez, pintor e criador de esculturas especialmente para instalações, ele realizará uma residência no Centro Educacional do Passaré, onde desenvolverá um projeto destinado sobretudo ao envolvimento e integração dos jovens internos.

Outro ponto alto das atividades desta edição será a criação de um parque para crianças no bairro Jangurussu, totalmente elaborado com mobiliário urbano. O parque será construído nas instalações do FAC – Fundo de Acolhimento Comunitário, aumentando o alcance do projeto, emergindo uma outra Fortaleza de paredes plenas de cores.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *