Música e solidariedade no Theatro José de Alencar
22 de julho de 2011
Dilma Rousseff irá visitar o Ceará
22 de julho de 2011

Ônibus espacial Atlantis encerra sua jornada

O Atlantis chegou ao seu destino final ontem, 21 de julho, e encerrou trinta anos do programa americano de ônibus espaciais! A tripulação, composta pelo comandante Christopher Ferguson, o piloto Doug Hurley e os especialistas de missão Rex Walheim e Sandy Magnus, aterrissou às 6h57 (horário de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Funcionários da Nasa e amigos e familiares dos astronautas os receberam com festa após o pouso, que foi tecnicamente perfeito! Após 13 dias, a Atlantis retornou da missão STS-135, que teve como finalidade transportar provisões para um ano inteiro à Estação Espacial Internacional, que teve sua utilização prolongada no ano passado até 2020!

“Após servir o mundo por mais de 30 anos, o ônibus espacial ganhou seu lugar na história. (…) Eles mudaram o maneira como vimos nosso mundo e o universo,” disse, emocionado, o comandante Chris Ferguson, em sua mensagem final, ainda de dentro da nave. “Obrigada, Columbia, Challenger, Discovery, Endeavour e a nossa Atlantis. Obrigada por nos proteger e trazer um fim tão adequado” completou o astronauta.

“Foi um ótimo voo. Embora preocupados com o futuro a equipe fez tudo correto, exatamente aquilo que precisava ser feito, gostaria de dar os parabéns”, disse o administrador do centro de operações, Bill Gerstenmaier, em uma entrevista coletiva após a a aterrissagem.

Esta é a 135ª missão espacial de um programa iniciado pelos Estados Unidos em 1981. Com a aposentadoria dos ônibus espaciais, a Rússia se tornou o único país a do mundo capaz de transportar astronautas ao espaço! A estimativa é que a NASA leve mais cinco anos para desenvolver novos veículos tripulados.

Confira o pouso final do ônibus espacial Atlantis!

[youtube width=”500″ height=”350″]http://www.youtube.com/watch?v=YDxbiJrJhfk[/youtube]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *