Concurso público da UECE oferta 128 vagas em níveis médio e superior
24 de outubro de 2016
Tudo sobre a 2ª temporada de Stranger Things
24 de outubro de 2016

Operação Sorriso volta a Fortaleza e fará 70 cirurgias gratuitas de lábio leporino

No Brasil, a cada 650 nascimentos uma criança nasce com lábio leporino. A doença, que não afeta apenas a parte estética, pode causar outras complicações como problemas durante a alimentação, dificuldades na fala, dentição e em alguns casos pode também afetar a audição.

A boa notícia é que apesar desses números representativos, felizmente essa malformação congênita tem solução e tratamento. Nesta matéria o No Pátio mostra uma excelente oportunidade, que está chegando em Fortaleza, para recuperar a autoestima e devolver perspectivas de inclusão social à crianças com lábio leporino.

Trata-se da Operação Sorriso, que volta a Fortaleza para realizar 70 cirurgias corretivas gratuitas em crianças e adolescentes portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina). Essa é a 21ª vez que Fortaleza sedia o programa humanitário da ONG internacional.

operacao-sorriso-2Dedicada a fazer esse tipo de operação gratuitamente, a entidade reforça que o procedimento é fundamental e bem mais que uma questão estética. De acordo com a Operação Sorriso, frequentemente observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima das crianças, ocorrendo também problemas psicológicos.

Ainda segundo a ONG, Fortaleza possui uma das maiores incidências de pacientes com fissuras labiopalatinas devido a deficiências nutricionais durante a gestação. No entanto, como dito no início da matéria, os problemas decorrentes do lábio leporino podem ser resolvidos com cirurgia, e o bom é que a operação quase não deixa marcas, proporcionando aos pequenos um lábio com aspecto natural.

→ Seleção

A seleção de pacientes ocorre na próxima sexta-feira (28), a partir das 8 horas, e as cirurgias acontecem de 30 de outubro a dois de novembro no Hospital Infantil Albert Sabin, no Bairro Vila União.

operacao-sorriso-3Para participar, é necessário comparecer no hospital levando documentos de identificação do paciente e também do responsável. Pacientes e mais um familiar que residam fora de Fortaleza poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. A Operação Sorriso também oferecerá transporte do local da hospedagem à instituição de saúde, além de alimentação sem custo aos pacientes.

Os pais que têm filho com fissura labiopalatal não podem perder essa ótima oportunidade. Aproveite também para compartilhar esta matéria nas redes sociais para que mais crianças possam ser ajudadas.

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *