Programação especial no Teatro Carlos Câmara
24 de novembro de 2016
Novembro Azul: saiba quais alimentos ajudam na prevenção do câncer
24 de novembro de 2016

Orgasmo feminino: Por que é tão difícil chegar lá?

Ver estrelas, subir pelas paredes, revirar os olhos de prazer. Nos filmes e nas novelas, chegar ao orgasmo não só parece algo fácil, como também parece uma experiência extracorpórea. De fato, “chegar lá” significa perder o controle do corpo por alguns minutos.

No entanto, mesmo estando em uma época chamada de liberdade sexual, na qual as pessoas afirmam serem livres e conhecerem o próprio corpo, existem mulheres que nunca conseguiram atingir o orgasmo e que, por isso, criam um grande tabu em relação ao assunto. Mas por que a será que a maioria das mulheres não alcança o orgasmo?

Segundo a sexóloga do site de relacionamentos C-date, Carla Cecarello, são vários os motivos que dificultam o orgasmo feminino. Um deles é o fato de termos uma educação sexual repressora, no qual o sexo não é visto como uma fonte de prazer, mas sim apenas como uma forma de reprodução.

orgasmo-feminino-2

Nesse contexto, mulheres que não tiveram um modelo muito positivo de pai (ou que ele tenha estado pouco presente em suas vidas) seguem uma linha de que nenhum homem é confiável aos seus olhos. “Muitas vezes, por estar vulnerável ao alcoolismo e traição, ela carrega consigo que nenhum homem ‘serve’ e que não há alguém para quem ela possa se entregar de verdade”, aponta Carla.

Os aspectos físicos também têm seu peso nessa questão. Período menstrual, tabagismo, álcool e dependência química, uso de tranquilizantes ou de anticoncepcionais de baixa dosagem por tempo prolongado, doenças vasculares, diabetes, endometriose, miomas e a menopausa fazem parte da lista de fatores que diminuem o desejo sexual da mulher.

Para que você entenda a origem dos casos mais comuns e veja dicas para exercer sua sexualidade de forma plena, Carla Cecarello apontou alguns fatores que impedem o orgasmo feminino.

→ Falta de diálogo

orgasmo-feminino-3

Se para a mulher já é difícil conhecer o próprio corpo, para o homem é mais ainda. Por exemplo, um homem que possui ejaculação precoce – ou seja, que não consegue esperar a parceira sentir primeiro o seu prazer – pode até deixar a mulher excitada, mas ele é tão rápido que não há espaço para ela atingir o orgasmo. Porém, se a mulher que não está satisfeita com esse homem nunca expõe ao seu parceiro que ele não faz de um modo que a agrada, ela é a grande responsável pelo seu próprio insucesso sexual.

→  Expectativas em excesso

A ansiedade gera bloqueio na mulher. É ruim esperar de cada relação um teste de prazer, pois não permite que o orgasmo aconteça de forma espontânea. A mulher precisa estar totalmente relaxada para sentir as sensações. O ideal é não imaginar como vai ser na hora H, mas deixar acontecer naturalmente”, afirma a sexóloga.

→ Falta de confiança no parceiro

Outro empecilho neste sentido é a desconfiança – se a mulher não está 100% segura com o parceiro, a dificuldade em se entregar é muito maior. E como todos sabem, o orgasmo é a perda do controle, você sai um pouco de si. Mas, como fazer isso quando não há confiança plena no parceiro?

→ Desconhecimento do próprio corpo

orgasmo-feminino-4

A mulher que não se toca, não se conhece, não sabe que região do corpo dá prazer. Por isso, a masturbação é uma grande ajuda, pois ela ajuda a mulher a conhecer melhor seu corpo e suas sensações, estimular sua mente criando fantasias sexuais, identificar o ritmo que mais gosta para ser estimulada – se é com muita pressão, pouca pressão ou qual a sequência dos movimentos.

É importante ressaltar que ser feliz no sexo não é só uma questão de prazer, é uma questão que também traz benefícios à saúde feminina. E para ter uma uma vida sexual de qualidade, é essencial que a mulherada pare de se comparar com as outras mulheres (sejam da vida real ou da ficção). Fingir o ápice de prazer por se sentir envergonhada, então, nem pensar!

As mulheres que desejam ter uma relação mais ousada, mais livre e aberta durante o sexo precisam se permitir. Só assim o prazer será alcançado de fato. E quando o assunto é orgasmo feminino, estar satisfeita na relação é o que interessa, não é mesmo?

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *