favela em miniatura
Artista cria “favela em miniatura” com materiais recicláveis
5 de agosto de 2020
6 dicas para conversar sobre dinheiro com as crianças
5 de agosto de 2020

Orkut nos assuntos mais comentados da internet de novo: enfim ele voltou?

Quem tem mais de 25 anos lembra com saudades do Orkut, uma das primeiras redes sociais a se popularizar em todo o mundo. Sucesso no começo dos anos 2000, a rede foi a responsável por popularizar o conceito de rede social como temos hoje em dia. Mas o tempo passou, outras redes como Facebook, Instagram e Twitter surgiram, e ele acabou sendo desativado. Porém, nesta terça-feira a saudosa rede social passou parte do dia entre os assuntos mais comentados da internet. Será que enfim ele voltou?

Infelizmente a resposta é não. Acontece que, ainda em março deste ano, um grupo de fãs da antiga rede resolveram criar um aplicativo próprio e nomeá-lo de Orkut. Além disso, eles usaram a mesma identidade visual do site, então ele ficou igualzinho. E, de alguma forma, esse aplicativo viralizou novamente esta semana. Com isso, logo muitos usuários nostálgicos começaram a achar que o Orkut tinha voltado. E, claro, o assunto chegou a ficar entre os mais comentados do Twitter e outras redes sociais.

A primeira decepção em março

Na época em que o aplicativo foi lançado, em março deste ano, muita gente achou que o Orkut tinha voltado mesmo. Mas um detalhe, que até então tinha passado desapercebido, veio à tona. Acontece que o Orkut original pertencia ao grupo Google, e foi a própria gigante tecnológica quem veio a público dizer que o app não tinha nada a ver com eles.

Então o Orkut não está de volta?

Exatamente! Aliás, assim que o usuário abre o aplicativo, aparece uma tela informando que não se trata de um aplicativo oficial da Google. Ele informa, ainda, que não será possível recuperar a conta, fotos, amigos e comunidades, o que é meio óbvio porque, mais uma vez, não se trata de um app da Google.

Orkut

Outro aspecto importante a ser observado é a segurança do usuário. Uma vez que não há ligação com o Google, todos os dados informados, fotos e afins estão disponíveis para os criadores do tal Orkut, e não se sabe o nível de segurança dos servidores deles. Ou seja, por mais que a iniciativa de tentar resgatar nossa rede social tão querida seja nobre, é bom ficar de olho!

Mas e quando a saudade fala mais alto?

Mesmo sabendo que o novo Orkut em nada tem a ver com o antigo, muita gente não resistiu às saudades. Tanto é que muitas pessoas compartilharam seus perfis na rede social felizes da vida com a “volta”:

E então, você é do time que tem saudades ou do time que não está nem aí por Orkut?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *