Trend revival
29 de julho de 2014
O Homem das Multidões no Dragão do Mar
29 de julho de 2014

Os apreciadores de música clássica de qualidade já têm lugar certo para ir hoje a noite! A orquestra sinfônica da UECE se apresenta em Fortaleza nesta terça-feira (29) às 19h30min no Theatro José de alencar. Obras de Guerra-Peixe, Alberto Nepomuceno, Vivaldi e Pedro Madeira marcam o repertório da apresentação. Com naipe de cordas e solistas, esta apresentação é parte da série de concertos oficiais da OSUECE, que tem a direção do maestro Alfredo Barros. O acesso ao público é gratuito.

solista Francisco Sousa apresenta o “Concerto para Fagote e Cordas em Mi menor, RV 484”, de Vivaldi, e o jovem compositor e bandolinista Pedro Madeira interpreta sua “Suite Família”, obra inédita que terá sua estreia neste concerto. O concerto desta terça- feira (29) também terá a estreia da orquestra de base do projeto, a OSUECE B, um grupo de jovens e adolescentes em fase inicial de formação, que apresenta-se sob a regência de Rélmerson Lima.

Um programa cultural para todas e idades e bolsos! Fica a dica!

Pedro.Madeira_nopatio

Pedro Madeira, Compositor e Bandolinista

Pedro Madeira, fortalezense, 25 anos, é compositor e multi-instrumentista, tendo o bandolim como principal instrumento. Músico profissional há 7 anos, é aluno do Bacharelado em Composição Musical (5° semestre) na UECE, onde participa como bolsista do grupo de pesquisa de choro da universidade, e desenvolve um trabalho de pesquisa sobre o choro cearense.

“Suite Família”, que apresenta no concerto desta terça-feira, é uma obra de sua autoria arranjada para orquestra e regional de choro em três movimentos: um choro-maxixe, “Maxixe do Madeira”, dedicado a seu pai, um choro-canção, “Capricho para Sol Maior”, dedicado a sua esposa, e uma valsa, “Fátima”, dedicada a sua mãe. Como compositor Pedro Madeira explora a mistura de influências diversas, bebendo na fonte do popular e do clássico. Mas afirma-se como autor de música brasileira e seus diversos ritmos, entre eles: o baião “Tremembé”, o choro “Parafuso Drink’s” (Parceria com Tarcísio Sardinha) e o choro-canção “Influência” (Parceria com Sardinha e Samuel Rocha).

Francisco Sousa, Fagotista

Francisco Sousa iniciou seus estudos musicais aos 13 anos tocando clarinete na Banda de Música do município de Redenção. Em 1995 fez parte da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Ceará. Pouco tempo depois ingressou na Força Aérea Brasileira e fez vários cursos na aérea de música na Escola de Especialistas de Aeronáutica. Em 2003 começou a estudar fagote e participou de vários festivais de música, estudando com grandes fagotistas nacionais e internacionais, como Fabio Cury, Heleno Feitosa, Ronaldo Pacheco, Andréa  Bressan e Thea Nicole Groth. Atualmente é fagotista do Quinteto Alberto Nepomuceno, da Banda Sinfônica da Base Aérea de Fortaleza e da Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE).

 

Serviço:

Orquestra Sinfônica da UECE – Série Concertos Oficiais 

Data: 29 de julho (terça-feira)

Hora: às 19h30

Local:  Theatro José de Alencar (Acesso pela rua Liberato Barroso, 525, Centro).

Classificação etária: Livre

Acesso gratuito.

Mais informações:  (85)3101.2583.

 

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *