Colunista afirma que casamento de Thiaguinho e Fernanda Souza é fake
17 de maio de 2018
Homem amputado das duas pernas chega ao topo do Everest
17 de maio de 2018

Com o propósito de pôr em relevância os avanços da animação no Nordeste, o I Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web presta homenagem a dois artistas pioneiros no ramo: o artista plástico baiano Chico Liberato e o arquiteto cearense José Rodrigues Neto, ambos cineastas que ajudaram a desenvolver a linguagem do cinema de animação produzido na região.  O festival acontece de 23 a 26 de maio no Cinema e Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com toda a programação gratuita.

Na noite de abertura do evento, às 19h30, no Cinema do Dragão, acontece a homenagem a José Rodrigues Neto. Dele será exibido na sequência o curta “Evoluz”, que no ano de seu lançamento, em 1986, foi recebido com surpresa por contar uma história de temática indígena com a pluralidade de cores que acompanharia a animação cearense dali para frente. O filme foi premiado no II Festival de Fortaleza do Cinema Brasileiro pela trilha sonora, além de receber menção honrosa do júri.

No encerramento do festival, dia 26, às 19h, o homenageado será Chico Liberato, de quem será exibido o longa-metragem “Ritos de Passagem”. O filme lançado em 2014 fala sobre a realidade sociocultural da vida áspera do sertão ao reunir Santo e Guerreiro, icônicos personagens nordestinos, numa jornada pelas memórias de suas vidas na Terra.

O I Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, por meio do X Edital Mecenas do Ceará. Patrocínio VIP do Beach Park Studios.

Serviço:
I Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web

De 23 a 26 de maio de 2018 em Fortaleza/CE.
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)
Informações: (85) 3366.7771, 3366.7772 e producaoanimace@gmail.com. Site: www.animafestival.com.br. Gratuito

 

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *