6 it girls brasileiras para ficar de olho e seguir já!
20 de junho de 2018
Museu da Fotografia realiza palestra com Sheila Oliveira
21 de junho de 2018

Os novos Mestres e Mestras da Cultura

Os mestres são reconhecidos como difusores de tradições, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações.  E num momento de celebração da cultura cearense e cumprindo a meta do Plano Estadual de Cultura de aumento do número de mestres de 60 para 80, o Governo do Estado do Ceará diploma 16 novos mestres e mestras da cultura e 2 grupos de tradição e 1 coletividade, nesta segunda-feira, 25/6, às 14h, no Theatro José de Alencar.

Na ocasião, os mestres e mestras da cultura selecionados por meio do Edital Tesouros Vivos da Cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult),  também receberão o Título de Notório Saber em Cultura Popular, concedido pela Uece, e farão uma roda de conversa no jardim do TJA. O momento será também de lançamento de novo edital para seleção de mais Tesouros Vivos da Cultura. “Esta diplomação conta com uma dupla certificação, uma da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e a segunda que é uma certificação com o título de Notório Saber em Cultura Popular pela UECE. Esta titulação outorgada pela UECE é uma conquista não só dos mestres e das mestras, mas também da própria universidade. A partir do momento em que reconhece os saberes, ela incorpora ao seu universo acadêmico e cria uma convivência em torno da construção do conhecimento e do pensamento da política cultural e, sobretudo da diversidade cultural que estes saberes e fazeres detêm”, ressalta o secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba.

Os mestres também receberão o Título de Notório Saber em Cultura Popular concedido pela Uece e farão uma roda de conversa no jardim do TJA para celebrar a cultura popular tradicional cearense. O momento será também de lançamento de novo edital para seleção de mais Tesouros Vivos da Cultura. “Vai ser um momento muito marcante, pois estarão aqui os mestres já diplomados e titulados, com os novos mestres e mestras, no Theatro José de Alencar, que é o nosso templo cultural sagrado. Com uma programação com rodas e apresentações artísticas dos mestres e mestras. Será uma data muito importante em que o Estado titulará estes Tesouros Vivos da Cultura”, destaca também o gestor.

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *