Cearenses lançam música para ajudar crianças com câncer
11 de dezembro de 2017
Golpe de Vista -“Fotografia marginal e periférica”
11 de dezembro de 2017

Panetone Artesanal X Industrializado – Saiba cinco diferenças!

Trufado ao chocolate cremoso, com bacon, frutas vermelhas, com passas, outros com gotas de chocolate, pequeno, grande ou médio. Ele é delicioso e é tradição na mesa da noite de natal dos brasileiros. Esse é o panetone!

Cada vez mais requisitado, o público tende a buscar por qualidade também. Por esse motivo, a equipe Hype apresenta a vocês, cinco diferenças fundamentais para investir no panetone artesanal. Algumas de suas vantagens são o sabor mais rico, textura diferenciada, perfumado, levinho e flexível. Hmmmm! Deu até água na boca, não é mesmo?

Sabe quais as maiores diferenças entre o panetone artesanal e o industrializado? O segundo é preparado com mistura de farinhas prontas, gordura vegetal e ácidos graxos, enquanto o artesanal, é feito com uma fermentação lenta. Quer entender esses pequenos segredinhos? Então desce um pouco mais e confere tudo!

1.Cheiro

Algumas pistas de que você está escolhendo o panetone certo são os perfumes e aromas. O cheirinho deve ser o de manteiga, baunilha, limão e laranjas cristalizadas, às vezes, até o de um ovo cozido saudável. Além do perfume, você pode identificar se o doce está bem inchado e com um formato harmonioso. Assim como as notas, que devem estar tostadas e não queimadas. A diferença? Bom, o industrializado tende a receber essências artificiais como baunilha, laranja e calêndula. Para ficar esperto, basta comparar o cheiro ao de pirulitos para crianças.

2.Sabor amanteigado

Quando trata-se de manteiga, de acordo com especialistas, depende do tipo de fermentação. Ou seja, a lenta costuma demorar de 36 a 48 horas, sendo a melhor para digestão também, pois ajuda na “pré-digestão” do glúten e forma aromas e perfumes como baunilha, levain à manteiga e até o rum. Sendo assim, a manteiga deve estar presente na massa apenas com 16% para fazer seu papel.

3.Leveza e Maciez

A dica é: invista em panetones de pelo menos 1 kg, pois quando se fala de panetone, os maiores são os melhores. As massas maiores conservam mais água, fazendo com que assim o doce não esfarele e nem grude na mão. Ele deve ser macio, elástico, leve e fresco. Portanto, aposte em uma farinha forte e de boa qualidade para que absorva mais água durante o processo de fermentação e no forno.

4.Durabilidade

Enquanto o industrializado tem maior durabilidade ainda fechado, para se manter por mais tempo no mercado, o artesanal só dura por apenas algumas semanas. Porém, os papéis se invertem depois de abertos. O artesanal dura por seis a sete dias depois de abertos e os industrializados, até três dias no máximo Pois ficam seco.

5.Preço x Qualidade

Bom, quando se trata de qualidade, sempre tem preço. O artesanal perde nesse ponto quando comparado ao industrializado, pois seus valores são mais caros do que os vendidos em supermercado. Claro, se você quiser encomendar. Os preços variam de 45 reais a 75 reais, de acordo com as encomendas, por exemplo, recheios, tempo de encomenda, entre outros. Porém o Pátio Hype te dá uma mãozinha e lá vai uma receita para você preparar o seu em casa!

6.Panetone artesanal

Ingredientes:

3 ovos;

1 copo de óleo;

3 copos de água;

1 colher (sopa) de sal;

1 xícara (chá) de açúcar;

250 g de pamix (preparado para fazer panetones);

1 colher (sopa) de essência de panetone;

1 kg de trigo;

2 colheres (sopa) de fermento para pão em pó;

250 g de uvas passas;

250 g de frutas cristalizadas.

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o óleo, a água, o sal, o açúcar e o pamix. Numa tigela, misture com o trigo, o fermento e as frutas cristalizadas.

Coloque toda a massa em 4 formas de panetone e deixe descansando até dobrar de volume. Leve para assar em forno médio até dourar ou, ao enfiar na massa um palito, ele saia seco.

Pronto para fazer a diferença na noite de natal com o seu panetone artesanal? Então corre para a cozinha e bon appetite!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *