Colar de Âmbar – Para que serve esse acessório que muitas mães colocam nos bebês?
12 de setembro de 2018
Tropigótica – 7 dicas para quem ama usar preto, mesmo no verão
13 de setembro de 2018

Pele perfeita – Como melhorar a absorção dos cosméticos?!

De que adianta seguir diariamente a rotina coreana de dez passos, investir pesado em produtos de beleza caríssimos, ou aderir á técnicas novas de limpeza e hidratação da pele, e não aproveitar o máximo que tudo isso pode lhe oferecer?! Obter o melhor resultado pode não ser tão simples, e é por isso que preparamos dicas ótimas para você conseguir a pele perfeita! Afinal de contas, o maior órgão do corpo humano pode apresentar um desafio pra gente.

“A pele é uma espécie de barreira de proteção natural contra agentes químicos, físicos e biológicos. Devido a essa função, ela possui permeabilidade seletiva, ou seja, algumas substâncias conseguem penetrar apenas as camadas mais superficiais da pele enquanto outras conseguem chegar até camadas mais profundas, podendo entrar inclusive na corrente sanguínea”, explica a dermatologista Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A pele apresenta barreiras, obstáculos, que são difíceis de serem passados. “Nele estão presentes células mortas, com grande quantidade de queratina, que se descamam continuamente e formam uma barreira que protege os tecidos que estão abaixo dessa camada.  Sendo assim, apenas 1 a 5% daquilo que é aplicado na pele com o estrato córneo intacto e espesso é que tem capacidade de penetrar, sendo que o restante permanece na superfície da pele, não trazendo benefício algum”, esclarece Thais.

Aproveitar o máximo de seus produtos

Alguns fatores podem influenciar na absorção de seus produtos pela pele, como: idade, irrigação sanguínea, hidratação, região, qualidade e tipo de pele, mas alguns cuidados podem lhe auxiliar nessa absorção para conquistar a pele perfeita, e a limpeza (cuidado básico), é um dos primeiros deles. “Após a limpeza, a pele fica muito alcalinizada devido ao sabonete. Por isso, é importante também usar um tônico ou água termal para promover o reequilíbrio do pH da pele, assim preparando-a para a etapa seguinte, já que o equilíbrio do pH vai auxiliar na melhor absorção dos ativos cosméticos que serão aplicados”, afirma a dermatologista.

A esfoliação também é um cuidado fundamental para melhorar a absorção dos produtos pela pele. O sabonete sozinho não remove todas as impurezas e os resíduos do dia-a-dia. O esfoliante age removendo parte do estrato córneo e retirando células mortas, sebos e resíduos que ficam mais aderidos à superfície cutânea. “Além disso, após a esfoliação, ocorre uma renovação do estrato córneo em mais de 50%, o que confere à pele uma textura mais homogênea e uma espessura mais delicada, fazendo com que os ativos penetrem adequadamente”.

Na ordem certa!

Depois de ter limpado a pele e feito a esfoliação, seu skincare está pronto para receber os produtos. É necessário seguir uma ordem para não gastar seus produtos à toa. De acordo com a especialista, se aplicados na ordem errada, os produtos podem perder seu efeito. Por isso devem ser passados do mais líquido para o mais consistente, pois quanto mais fluído o veículo é, maior sua capacidade de concentração de princípios ativos. E, para ficar mais fácil, lembre-se sempre desta sequência: loções, séruns, cremes, máscaras e, por último, os fotoprotetores.

Técnicas alternativas

Alguns produtos podem apresentar avanços científicos ou nanotecnologia para entregar ativos nas camadas mais profundas da pele. O drug delivery é uma dessas técnicas alternativas que utiliza de métodos para aumentar a permeabilidade da pele e melhorar a penetração cutânea de medicamentos – mas esse método deve ser prescrito e realizado por um dermatologista certificado. “O drug delivery consiste na aplicação de medicação na pele imediatamente após o uso de lasers ablativos ou microagulhamento, que criam canais de abertura, facilitando a absorção dos ativos pelo tecido”, finaliza Pepe.

Esse assunto todo sobre cuidados com a pele e produtos de beleza deu uma vontade de fazer logo um beauty day, não é mesmo?! Que tal aproveitar essas superdicas para conquistar a pele perfeita já?!

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *