cachorro resgatado
“Carta” de cachorro resgatado viraliza e emociona na internet
6 de julho de 2020
Ponto facultativo na Assembleia é prorrogado até 12 de julho
6 de julho de 2020

Pinturas mais famosas do mundo: O nascimento de Vênus

Segunda-feira é dia de arte aqui no Hype. Na sessão ‘Pinturas mais famosas do mundo’, te damos detalhes sobre pinturas conhecidas mundialmente. E, hoje, a nossa escolha foi O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli.

A pintura de têmpera sobre tela é datada entre 1484-1485 e pertenceu ao político e banqueiro italiano Lorenzo Pierfrancesco de Medici, sendo passada para gerações de seus descendentes até ser comprada pela Galeria degli Uffizi, em 1815, onde até hoje se encontra.

No quadro, Vênus emerge das águas sobre uma concha. Ao seu lado estão Zéfiro e sua companheira Aura, símbolos das paixões espirituais, além de Hora, a deusa das estações. As prováveis fontes textuais de Botticelli, segundo estudiosos, foram os versos de Homero e Ovídio, poetas que narraram o nascimento da deusa.

Na Florença de Botticelli, a deusa do amor trazia beleza para o mundo. Por isso, chega a ser surpreendente que a tela tenha escapado das fogueiras do pregador dominicano Savonarola, que instigou a destruição de quadros com “influências pagãs”. Sorte a nossa!

Fotos/Fonte: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *