Faça Você Mesmo – 4 projetos DIY para dar um up nas paredes!
14 de novembro de 2017
Secult lança o XIV Edital Ceará da Paixão 2018
14 de novembro de 2017

Um debate sobre o momento atual da arte a partir dos olhares e acusações moralistas de diversos setores da sociedade. O Laboratório de Artes Visuais da escola Porto Iracema das Artes traz a ensaísta e psicanalista Tania Rivera para a realização da masterclass “Censura e desejo na arte” na próxima sexta-feira, 17, às 19h. O evento será no auditório do Porto, com acesso gratuito.

Tania Rivera é tutora do projeto “O sonho causado pelo voo de uma abelha ao redor de uma romã”, dos artistas-pesquisadores Ana Cecília Soares e Júnior Pimenta, desenvolvido este ano no Laboratório de Artes Visuais. Com isso, no evento irá abordar o tema da censura e suas maneiras de defender e potencializar o desejo da arte, frisando a importância de sua capacidade libertadora. “Nesse momento no qual o Brasil atravessa uma onda de intolerância e o conservadorismo se pronuncia de forma tão violenta e direcionada à arte, a psicanalista Tania Rivera reflete acerca de desejo e liberdade”, relata o coordenador do Laboratório de Artes Visuais, Bitú Cassundé.

Sobre Tania Rivera
Psicanalista e ensaísta, trabalha em um campo multidisciplinar de reflexão crítica sobre a imbricação entre o sujeito e a cultura, movendo-se entre os campos da Psicanálise, da Filosofia, da teoria e da prática artística e literária. Realizou Mestrado e Doutorado em Psicologia na Université Catholique de Louvain, Bélgica (1996), Fez graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1991) e Pós-Doutorado em Artes Visuais na EBA – UFRJ (2006). Foi professora da Universidade de Brasília entre 1998 e 2010 e atualmente é professora do Departamento de Arte e da Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF). Recebeu o prêmio Jabuti de Psicologia/Psicanálise (2014) com o livro “O Avesso do Imaginário. Arte Contemporânea e Psicanálise” (Cosac Naify, 2013). É curadora da exposição “Lugares do Delírio” (Museu de Arte do Rio, 2017).

Serviço:
Masterclass “Censura e desejo na arte”, com Tania Rivera
Sexta-feira, 17 de novembro, às 19h
Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO

Fotos Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *