Mostra São Luiz de Curtas Brasileiros
22 de novembro de 2017
Palestra com Felipe Dana no Museu da Fotografia Fortaleza
22 de novembro de 2017

Vamos de mais dica cultural para você já ir programando o seu fim de semana? O “Pra Ver A Banda” traz neste domingo, 26/11, às 18h, a Banda de Música Eduardo Gurgel Valente, de Acopiara, em apresentação gratuita no Espaço Rogaciano Leite Filho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Histórico
Fundada em 20 de setembro de 1984, pelo então prefeito Antonio Gaspar do Vale, tendo como objetivo promover a cultura do município de Acopiara, a banda municipal Eduardo Gurgel Valente, teve como co- fundador o saudoso maestro miguel Fernandes Leite da cidade de Fortaleza, conhecido como “Mestre Miguel”,  sendo ele, o pioneiro de toda essa história. durante todo o período que “Mestre Miguel” esteve como maestro, a banda Eduardo Gurgel Valente, participou de inúmeras apresentações na capital, como também nas cidades vizinhas. com sua morte, foi substituído pelo maestro Rosa, que na época, também era maestro da cidade de Iguatu. Maestro Rosa permaneceu à frente da banda por 4 anos.

Já em 2001 o quadro de regentes foi ocupado pelo sr. Cícero Benício, da cidade de Iguatu, que, por sua vez, liderou a banda até o ano de 2011, quando foi substituído pelo maestro Washington Luiz Gomes da cidade de Jucás, o qual também era regente da centenária banda Padre Pio Pinho de Oliveira. Hoje sob a batuta do maestro Washington, a banda vive seu grande momento! Com um vasto calendário de apresentações em toda a região, conta com um elenco composto por jovens e adolescentes e tem sua própria escola de música, onde são oferecidas aulas semanalmente, abertas à todos que manisfestam interesse em aprender música. A banda Eduardo Gurgel Valente tem todo apoio da administração municipal de Acopiara, na pessoa do sr. prefeito Antonio Almeida Neto, e  da primeira dama do município, dra. Rosa Almeida, que trabalham de maneira incansável em prol da banda e da cultura acopiarense.

O programa faz parte da política de cultura da Secretaria e integra o Sistema Estadual de Bandas de Música, tendo por objetivo dar visibilidade às bandas de música do ceará, por meio de uma programação exclusiva para a categoria.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *