Ano que vem deve ter show da Katy Perry no Brasil, gente!!!
25 de julho de 2017
Mergulho no universo musical nômade
25 de julho de 2017

Preconceito contra ciclovias é combatido em vídeo colaborativo

A quantidade de ciclofaixas e ciclovias em Fortaleza tem aumentado bastante. Alguns diriam que a cidade está indo na direção certa, apostando no transporte alternativo a fim de diminuir o número de carros nas ruas. Mas outros torcem a cara a cada nova ciclovia ou ciclofaixa inaugurada e acham que isso, ao lado das vias exclusivas de ônibus, só tiram o espaço dos carros e aumentam os congestionamentos.

E foi exatamente para quebrar esse preconceito contra as ciclovias que um grupo em São Paulo fez um vídeo para lá de informativo. O Mobilidade Linda realiza campanhas e atua na preservação das ciclovias da cidade de São Paulo. E partiu deles a ideia de combater o preconceito com a melhor arma que existe: a informação.

A ideia é bem simples: através de um vídeo colaborativo – ou seja, feito por várias pessoas – eles tentam desbancar todos os clichês e preconceitos contra as ciclovias e o uso da bicicleta contra transporte alternativo. A ideia de que o aumento das vias para as bikes diminui o espaço dos carros e aumenta os congestionamentos é desconstruída. Afinal, mais bicicletas nas ruas significam menos carros circulando. Com menos carros, temos menos trânsito. Menos trânsito gera menos congestionamentos. Bem simples mesmo, não?

A questão da bicicleta ser um meio de transporte mais limpo e não poluente também é colocado em questão. Isso sem contar na saúde de quem pedala. O vídeo traz informações sobre a importância do uso de bicicletas em qualquer projeto de transporte público sério. Afinal, como negar que a bicicleta ainda é um meio de transporte utilizado por boa parcela da população? Vale lembrar que não é todo mundo que tem dinheiro para comprar e manter um carro!

Pouco a pouco, os vários preconceitos contra as ciclovias e as bicicletas vão caindo por terra no vídeo do Mobilidade Linda. E quem assiste, deveria aprender a questionar com base em informações, e não com base na raiva por achar que os carros e motoristas são negligenciados em detrimento de bicicletas e ônibus.

Entenda a diferença

Ciclofaixa e ciclovia não são a mesma coisa. A ciclovia é um espaço para bicicletas que é segregado da via dos carros através de uma separação física. Já a ciclofaixa é apenas uma área pintada na chão destinada ao tráfego de ciclistas, porém sem nenhuma delimitação física que a separe da via dos carros.

Ciclovia da Av. Beira-Mar: espaço com delimitação física da via dos carros

Hoje, Fortaleza tem 206,4 km de ciclovias e ciclofaixas pela cidade. A ideia é aumentar esse número em cerca de 50 km até o final deste ano.

Fotos e vídeo: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *