Obras de arte em vídeo de artistas brasileiros e internacionais
23 de fevereiro de 2018
XI Edital Ceará de Incentivo às Artes: Resultado Preliminar de Fotografia, Artes Visuais e Teatro
23 de fevereiro de 2018

Vem aí mais novidade para melhorar a mobilidade urbana em Fortaleza! Isto porque o prefeito Roberto Cláudio anunciou, nesta quarta-feira (22), durante coletiva no auditório do Paço Municipal, o novo modelo de Zona Azul de Fortaleza com intuito de modernizar o sistema de estacionamento rotativo na Cidade. O modelo atual de cartões para cobrança do serviço será, gradativamente, substituído pelo aplicativo Zona Azul Digital e haverá a implementação de uma nova política de tarifas.

Com muito mais praticidade e por meio de uma simples tela de celular, será possível adquirir os créditos e acompanhar os gastos com maior facilidade. O objetivo da plataforma é garantir maior rotatividade nos espaços públicos, otimizando o acesso às vagas de Zona Azul, permitindo maior segurança e comodidade dos serviços.

“O modelo de Zona Azul nada mais é do que um instrumento de política de mobilidade urbana”, destaca o Prefeito. O objetivo do serviço, segundo ele, não é o de arrecadação. “Na verdade, é uma ação para reduzir engarramentos, garantir rotatividade de veículos e melhorar o fluxo, principalmente, em áreas comerciais de muito fervor comercial”.

Dentro do cronograma de implantação do projeto, a partir de maio, o Centro de Fortaleza, que atualmente dispõe de 779 vagas, será a primeira área da Cidade a ser contemplada. O projeto de ampliação do sistema prevê a ampliação para 2 mil vagas rotativas. “Muitos dos engarramentos, metade deles, são gerados pela busca de vaga de estacionamento. A nova plataforma vai gerar benefícios, inclusive, para outros modos de transporte”, afirma o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, Arcelino Lima.

O prefeito Roberto Cláudio anunciou ainda que o total de recursos arrecadados pelo Zona Azul Digital será revertido para a política de infraestrutura cicloviária do Município, que prevê a ampliação de ciclofaixas, ciclovias e do programa de bicicletas compartilhadas.

Funcionamento 

Ao preço fixo de R$ 2,00, haverá três opções do serviço; 1 (uma), 2 (duas) e 5 (horas), sendo que somente nos dois primeiros será possível fazer a renovação por mais duas horas. As normas de estacionamento rotativo estarão indicadas na sinalização vertical.

Em março, a Prefeitura de Fortaleza fará um chamamento público para o credenciamento de empresas interessadas na distribuição do Cartão Azul Digital (CAD), mas somente a partir de maio a plataforma estará disponível nos aparelhos móveis, seguindo o exemplo de cidades como São Paulo que utiliza a ferramenta desde 2016.

O procedimento para ter acesso ao serviço é fácil e ágil. Após realizar o cadastro, o usuário deve adquirir o CAD pelo próprio aplicativo. Ao estacionar, deverá informar a placa do veículo e ativar o crédito. À medida que o período se esgote e o usuário necessite de mais tempo de permanência, será possível renová-lo à distância, por uma alerta avisará quando o prazo estiver terminando.

Quem não possui um smartphone ou tenha dificuldade no acesso à Internet terá a opção de comprar o CAD nos pontos de venda credenciados devidamente padronizados que estarão conectados à rede. O agente de trânsito vai dispor de um sistema que informará se o veículo pagou pela hora de estacionamento na sua vaga.

Segurança

Além da melhoria na mobilidade, 100 novas câmeras de vigilância serão instaladas nas vagas rotativas par auxiliar a segurança pública. As imagens serão integradas à Guarda Municipal e à Polícia Militar no intuito de combater a criminalidade, servindo como suporte para inibir comportamentos inadequados como furtos e assaltos.

Atualmente, Fortaleza dispõe de 1.916 vagas de Zona Azul. Além de ampliar as existentes, 19 novas áreas da cidade passarão a contar com o estacionamento rotativo: Benfica, Cidade dos Funcionários, Cocó, Edson Queiroz, Farias Brito, Fátima, Jóquei Clube, Messejana, Papicu, Parangaba, Parque Manibura, Parquelândia, Praia de Iracema, Praia do Futuro, Presidente Kennedy, Rodolfo Teófilo, São Gerardo, Sapiranga e Varjorta.

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *