Modelo idêntica à Gigi Hadid faz sucesso na internet!
7 de agosto de 2017
Insuficiência Cardíaca – O que é? Como devo me prevenir?
7 de agosto de 2017

A população de Fortaleza, mais especificamente os moradores do bairro Conjunto Ceará, acaba de ganhar um novo Ecoponto! O equipamento foi entregue com presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, na última sexta-feira (04). Este é o 29º Ecoponto de Fortaleza e o segundo  Ecoponto instalado no bairro Conjunto Ceará, ampliando o incentivo ao descarte seletivo de resíduos recicláveis, além de oferecer os benefícios do Programa Recicla Fortaleza, que gera desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único a partir do recebimento de materiais com potenciais reaproveitáveis.

“Esta é a oportunidade de se fazer uso inteligente e econômico do lixo. A gente convida o cidadão, por meio de estímulos monetários, a trazer resíduos recicláveis para cá. Além disso, a destinação dada a esse lixo de coleta seletiva vai gerar para os catadores e para a rede de indústria verde oportunidades de renda. É um ciclo inteligente em que todo mundo ganha. Ganha o meio ambiente, a saúde pública, por evitar lixões que causam problemas, ganha o cidadão e ganha a indústria, que receberá esse material que servirá de matéria prima para uma série de ações econômicas, também geradoras de renda. Este é o segundo. Segunda-feira, o Conjunto Ceará receberá seu terceiro Ecoponto e terá condições de ser o bairro com a melhor e mais eficiente política de resíduos sólidos de Fortaleza”, garantiu o Prefeito.

O novo Ecoponto, projetado e entregue à população em forma de contêiner, é adequado ao recebimento de pequenas porções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais.

Fruto da parceria entre a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor) e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o equipamento conta com infraestrutura administrativa cujos trabalhos se dividem entre os segmentos de limpeza urbana, de fiscalização e de monitoramento. “Esta inovação é de grande importância para a Cidade. Estamos, diariamente, engajados nessa luta de educação ambiental para trazer mais saúde e melhores condições de vida à nossa população”, destacou o titular da Regional V, Ronaldo Nogueira.

Carolina Pereira acompanhou a cerimônia de inauguração ao lado do marido: “quando a gente tem filho, tudo se torna ainda mais importante. Estou ensinando para minhas filhas, desde cedo, que lugar de lixo é no Ecoponto e que um Conjunto Ceará melhor é a gente quem faz”, comemorou Carolina.

Ecopontos em Fortaleza

Além desse, outros 28 Ecopontos já foram implantados e encontram-se em pleno funcionamento. Estão eles situados nos bairros Centro, Barra do Ceará, Vila Velha, Carlito Pamplona, Pirambu, São João do Tauape, Varjota, Cidade 2000, Praia do Futuro, Vicente Pinzon, Jóquei Clube, Pici, Bairro de Fátima, Vila Peri, Serrinha, Conjunto Esperança, Conjunto Ceará, José Walter, Aracapé, Granja Portugal, Jardim Cearense, Edson Queiroz, Cidade dos Funcionários, Jangurussu, Parque Dois Irmãos, Messejana, São Bento e Sapiranga.

Até o fim deste ano, a expectativa é de que Fortaleza esteja equipada com 50 Ecopontos estrategicamente distribuídos pelos bairros de todas as Regionais. O compromisso da Prefeitura de Fortaleza é de entregar, até o fim da atual gestão, pelo menos, um Ecoponto em cada bairro, totalizando 118 equipamentos similares. “Estamos buscando trabalhar com muita agilidade. Para além da obra, estamos disseminando estratégias de governo para tentar realizar um trabalho conscientizador. Ao menos, três pontos de lixo são extintos com a presença do Ecoponto. Nosso esforço é, a cada dia, potencializar esse uso”, afirmou o titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo.

Todos os Ecopontos funcionam de segunda-feira a sábado, sempre de 8h às 12h e de 14h às 17h. Para atender à população nos Ecopontos, funcionários da Ecofor Ambiental, concessionária da Prefeitura de Fortaleza, responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos, transmitem orientações, recebem o material e atestam a quantidade de resíduos depositados em cada contêiner.

Programa Recicla Fortaleza

Nos Ecopontos, a população pode ter acesso ao benefício do programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, a Enel Distribuição Ceará (Enel) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

É simples ter acesso aos benefícios. Basta que o fortalezense procure um dos Ecopontos, levando a conta da Enel ou o Bilhete Único, para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, basta separar os resíduos recicláveis e levá-los até o equipamento para a pesagem, lembrando-se de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro. No Ecoponto, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, considerando diretrizes mercadológicas.

Confira abaixo a lista completa de materiais que geram crédito no Programa Recicla Fortaleza!

Vidro – Embalagens de vidro, café solúvel e maionese, e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.

Metal (Exceto Cobre) – Ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.

Papel – Papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.

Plástico – Garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.

Outros – Óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).

Com este novo Ecoponto, já são 29 oportunidades para reciclar, renovar, economizar e fazer da nossa cidade um lugar melhor! E você? Já utilizou os ecopontos? Aproveita e conta pra gente o que acha do projeto!

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *