Sebrae aponta oportunidades para pequenos negócios de alimentação fora do lar
15 de junho de 2018
Cabelo Holográfico – a tendência que está bombando!
15 de junho de 2018

Prefeitura de Fortaleza comemora cinco anos do Bilhete Único no sistema de transporte público de Fortaleza

“A Prefeitura de Fortaleza tem muito a comemorar nestes cinco anos de Bilhete Único porque esse foi um marco importante no sistema de transporte coletivo da nossa cidade, que veio para garantir integração entre modais e, sobretudo, para gerar economia de tempo e de dinheiro para o usuário, para a nossa população que depende o do sistema público para se locomover”. A afirmação é do prefeito Roberto Cláudio, ao pontuar os cinco anos de implantação do Bilhete Único que garante, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o benefício que facilita a vida dos usuários de ônibus diariamente.

Com a possibilidade de pagar apenas uma tarifa, utilizando o Bilhete Único, o passageiro pode realizar quantos deslocamentos necessitar, no intervalo de até duas horas. Desta forma, ele pode otimizar o seu tempo e economizar com os custos de transporte, já que não é necessário deslocar-se para um terminal para fazer a integração. Com o Bilhete Único, vem crescendo, a cada ano, o total de integrações. Em 2017, foram 24.375.126 integrações. Em 2014, esse número chegava a 21.933.717, o que representa um crescimento de 11,13%.

Se comparando os meses de junho de 2013, ano de implantação do Bilhete Único, quando foram registradas 404.538 integrações, com o mês de junho de 2017, quando foram registradas 1.953.020 integrações, esse número representa um crescimento de 382,77%, ou seja, um número quase cinco vezes maior nas integrações.

Bilhete Único em números

O número de beneficiários do Bilhete Único em Fortaleza já chega a 1.306.827, sendo 598.850 usuários de vale transporte do tipo empresa ou avulso. Desde que possuam créditos, as carteiras estudantis podem ser habilitadas para funcionar como Bilhete Único e, assim, usufruir de seus benefícios. Em 2018, já foram emitidas, até o momento, 389.225 carteiras estudantis que começam a valer no próximo dia 01 de julho.

Entre as gratuidades, estão o cartão do idoso com 275.974 beneficiados, o cartão para pessoa com deficiência, com 20.913 e o Bilhetinho, que chega a 21.865, utilizado por crianças de 0 a 7 anos incompletos ou com medida abaixo de 1,10m.

O sistema de transporte coletivo de Fortaleza registra diariamente, uma média de 2.526 integrações, sendo a linha 075 – Campus do Pici/Unifor é a que mais recebe passageiros por integração.

Entre as dez linhas mais utilizadas pelos usuários para integrar está, além da 075-Campus do Pici/Unifor (2.526), a linha 041 – Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu (1.663), a linha 045-Cj Ceará/Papicu/Montese (1.560), a linha 074-Antônio Bezerra/Unifor (1.557), a linha 029-Parangaba/Náutico (1.541), a linha 024-Antônio Bezerra/Lagoa/Unifor (1.532), a linha 855-Bezerra de Menezes/Washington Soares (1.472), a linha 030-Siqueira/Papicu/13 de Maio (1.327), a linha 050 – Siqueira/Papicu/Washington Soares (1.305) e a linha 044-Parangaba/Papicu/Montese (1.273).

Com o uso dos cartões eletrônicos, além da integração, é favorecida a segurança do indivíduo no transporte público, já que não é necessário portar valores em espécie.

Demanda e recargas

Atualmente, a demanda de passageiros que utilizam o crédito eletrônico chega a 52%, que podem acessar em mais de 160 estabelecimentos cadastrados a recarga do Bilhete único, em pontos espalhados pela cidade, além dos postos nos Terminais Conjunto Ceará, Parangaba, Antônio Bezerra, Messejana, Papicu, Siqueira.

É possível, ainda, efetuar as recargas dos bilhetes eletrônicos por meio do Aplicativo “Meu ônibus”. Nele, o link de recarga on-line deve ser acessado pelo usuário que será direcionado para um ambiente seguro. A recarga é realizada em plataforma segura, e o crédito estará disponível imediatamente. A recarga máxima é de R$ 300,00 e o pagamento será feito em cartão de crédito.

Nestes cinco anos, os passageiros passaram a usufruir mais da integração por meio de Bilhete Único, inclusive realizando integração entre o Bilhete Único Metropolitano e a frota urbana. O usuário pode realizar integração entre os modais ônibus com ônibus; ônibus com vans; vans com ônibus; além de ônibus urbano com ônibus metropolitano; ônibus urbano com o Bicicletar; ônibus urbano com as bicicletas integradas junto ao terminal; ônibus urbano com o veículo alternativo de mobilidade (Vamo). Já os dados do Bicicletar apontam que 91% dos usuários utilizam o BU para alugar gratuitamente as bicicletas. Do total de usuários do Bicicletar, 30% integram com ônibus.

 

Como solicitar? 

Quem ainda não solicitou o cartão Bilhete Único pode fazê-lo a qualquer momento em um dos postos de cadastro nos terminais, vapt-vupt e sede do Sindiônibus. O atendimento é rápido e o prazo de entrega do cartão Bilhete Único é de 10 dias. Para adquirir o cartão basta apresentar CPF, RG e comprovante de residência com CEP. Quem utiliza o vale transporte eletrônico, o cartão avulso ou a carteira de estudante também deverá apresentar seus cartões para que seja realizada a transferência de créditos para o Bilhete Único.

O Bilhete Único tem se provado como um programa de grandes benefícios para a população de Fortaleza, além de um salto na qualidade do transporte público oferecido. E você? É usuário do Bilhete Único? O que acha do Programa?

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *