Unipace credencia professores para projeto ALcance
19 de fevereiro de 2019
Câmara Municipal concede título de Cidadão de Fortaleza ao fundador da UNINASSAU
19 de fevereiro de 2019
O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, entregou, na noite desta segunda-feira (18), a sexta brinquedopraça da Capital, iniciativa da Prefeitura e do Governo do Estado. O equipamento, instalado na Praça Lago das Orquídeas, situada no bairro Jardim das Oliveiras, é o 73º similar entregue no Ceará e recebeu investimento da ordem de R$ 180 mil.
Com área de 240 m², o espaço é cercado e possui, além de piso anti-impacto, oito brinquedos: uma casinha dupla com ponte de playground, uma casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola.

A ação integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, idealizado por Onélia Santana, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas por meio do ato de brincar. “A criança brincando, além de estar feliz e alegre, está se desenvolvendo integramente. A neurociência confirma que, ao brincar, a criança desenvolve todas as suas habilidades. Nosso intuito é levar ao espaço público opções para as famílias e fazer sempre mais pela população cearense”, apontou Onélia.

Na oportunidade, o prefeito Roberto Cláudio classificou a pauta da primeira-infância como prioritária e fundamental diante da construção de dias melhores. “Além de requalificar os espaços públicos, estamos buscando adequá-los para oferecer atividades lúdicas às crianças. Não tenho dúvida de que a população, principalmente a meninada, vai aproveitar, zelar este ano equipamento e colher os frutos positivos de uma infância bem estimulada”, afirmou, destacando a relevância da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado em prol de melhorias intersetoriais.

A solenidade de inauguração contou com a presença da secretária Estadual de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, da secretária da Regional VI, Darlene Braga, além de vereadores, deputados, lideranças políticas e comunitárias. Presente na ocasião, a comunidade aprovou a novidade. “Quando a criança tem acesso a brinquedos e a formas de diversão, com certeza, cresce mais feliz. Nem todos podem pagar por brinquedos e estruturas assim. O poder público está de parabéns por pensar nos nossos filhos”, comemorou a esteticista Rose Alves do Carmo.

Academia ao ar livre

Paralelamente, por meio da instalação de nova academia de ginástica de baixo impacto no logradouro, atividades físicas ao ar livre serão estimuladas, reduzindo as taxas de sedentarismo e ociosidade, sobretudo, dentre idosos e pessoas com deficiência.

“A idade vai chegando, e a gente precisa cuidar da saúde do corpo e da mente. Fazer exercício e conviver com as pessoas próximas é muito importante para manter a alegria de viver”, considerou a aposentada Célia de Almeida. As intervenções no Lago das Orquídeas incluem, ainda, melhorias infraestruturais destinadas à quadra de areia do local.

Maior programa de requalificação de espaços públicos da Capital

Por meio do maior programa de revitalização de espaços públicos da Capital, durante a gestão Roberto Cláudio, já foram requalificadas mais de 300 praças em toda a Cidade. Desse total, o Lago das Orquídeas é o 30º a receber melhorias na Regional VI.

Atenção à infância

O Programa Mais Infância Ceará tem como foco a promoção do desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender.

Com a compreensão de que o desenvolvimento infantil requer abordagem integral e integrada, o Tempo de Crescer visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários pautados por serviços que contemplem profissionais, pais e cuidadores. O Tempo de Brincar foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento infantil, além de intensificar a socialização e a integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira. Já o Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *