Lista de exigências de Justin Bieber cai na rede e é bem esquisita
4 de maio de 2017
Agenda cultural do fim de semana
5 de maio de 2017

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), realiza, neste mês de maio, uma série de iniciativas que objetivam alertar e conscientizar para os casos de violência sexual praticados contra crianças e adolescentes. As ações serão promovidas em toda a Cidade em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de Maio. A primeira mobilização será uma blitz educativa, nesta quinta-feira (04/05), a partir das 8h, na feira livre do Lagamar.

Durante todo o mês, ocorrerão blitze em feiras livres; ação de sensibilização com panfletagem na Avenida Beira-Mar; estandes com orientação nos shoppings Benfica, Parangaba, RioMar Fortaleza e RioMar Presidente Kennedy; atividades educativas e culturais nos Cucas Barra, Mondubim e Jangurussu; e distribuição de materiais informativos no Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, Terminais de Ônibus do Papicu, Siqueira, Parangaba e Antônio Bezerra.

O Dia D da Campanha será o  dia18 de maio, quando será inaugurada a primeira sala de depoimento especial de Fortaleza, no Fórum Clóvis Beviláqua. O espaço será destinado para a escuta humanizada de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Em 2016, a violência sexual foi a quarta violação contra crianças e adolescentes mais denunciada no Disque 100. Ao longo do ano passado, o Disque 100 recebeu 144.580 denúncias relacionadas a algum tipo de violação de direitos contra crianças e adolescentes, destas 15.707 estavam relacionadas à violência sexual, o que representa cerca de 43 casos por dia..

Rede Aquarela
Promovido pela Funci, o Programa Rede Aquarela desenvolve ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, sendo responsável por promover e articular atividades de prevenção, atendimento especializado, mobilização e articulação comunitária, em parceria com as instituições que compõem os eixos de promoção, defesa e controle social do Sistema de Garantia de Direitos.

Disque 100
O serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido. As demandas recebidas pelo Disque 100 são encaminhadas, no prazo máximo de 24 horas, aos órgãos competentes.

O Disque Direitos Humanos (Disque 100) é coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e é o principal canal de comunicação da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos.

Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, essencial ao Sistema de Garantia de Direitos, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. Quando há suspeita de violência sexual é importante acionar o Conselho Tutelar. Denunciar é o primeiro passo para romper o silêncio contra esse crime. Fortaleza conta com oito Conselhos Tutelares.

O portal Patio Hype apoia a campanha e você também pode apoiar e participar se informando e fazendo parte das ações! Para conferir a programação completa de ações e encontros da campanha, basta acessar o site oficial da Prefeitura de Fortaleza, clicando aqui! Faça a sua parte e junte-se a esta ideia!

 

Serviço:
Blitz educativa
Dia: quinta-feira (04/05)
Horário: das 8h às 10h
Local: Feira livre do Lagamar
Av. Borges de Melo, 60 – Aerolândia (em frente ao Sindiônibus)

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *