Cinema do Dragão terá debate com Leandra Leal
27 de junho de 2017
27° Cine Ceará: Filmes selecionados
27 de junho de 2017

A garotada que curte games, super-heróis, quadrinhos e jogos digitais terá, na primeira semana de férias, um programa imperdível: a 1ª Colônia de Férias Digital de Fortaleza, promovida pela Casa da Cultura Digital, equipamento da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação! A programação será aberta neste sábado (01), às 9h, com o Evento TAC ORIGENS, destinado a todas as idades e sem pré-requisito. Ao longo de toda a semana, serão oferecidas mostras de animação, games, workshops, exposições de quadrinhos, concursos, palestras voltadas aos fãs de tecnologia, bem como desenvolvedores e profissionais do mercado de quadrinhos, animação, cinema e jogos digitais, além de minicursos sobre programação com Javascript e de Criação de Games com Scratch.

A programação será realizada nos ambientes internos da Casa da Cultura Digital, o que impõe limite de participantes, com o objetivo de garantir o conforto e o bom aproveitamento. A Sala Hacker, que acolherá oficinas de robótica, tem capacidade para 15 pessoas, já o Laboratório, onde acontecerão as palestras, tem capacidade para dez pessoas. Toda a programação é gratuita. Segundo o gerente da Casa, Neto Muniz “será um evento feito de fãs para fãs, uma vitrine e um ponto de encontro do universo do mundo digital”.

Para estas atividades há pré-requisitos que vão desde idade ao conhecimento prévio de informática. O Evento TAC ORIGENS continuará durante toda a semana. No domingo (02), será a vez do Hora Aberta, organizado pela União Cearense de Games (UCEG), reunindo grupos de gamers de Fortaleza em um espaço propício para a interação, socialização e diversão, com campeonatos, amostra de games, e a presença do Maior Colecionador de Videogames do Brasil, Alex Mammed. O Hora Aberta não exige pré-requisitos e acolhe todas as idades.

Os interessados poderão se inscrever através do site oficial da Colônia de Férias, clicando aqui! E atenção: as vagas são limitadas!

 

Programação completa 

Se você se interessou, aproveite para conferir abaixo a programação completa da Colônia de Férias Digital de Fortaleza!

Programação:
01 de julho (sábado) – 9h às 16h
Evento: TAC ORIGENS
Pré-requisito: Nenhum
Idade Mínima: Todas as idades
Descrição: Super-heróis, animações, jogos, livros e quadrinhos fazem parte do mesmo universo de entretimento, este mercado conquistou crianças, jovens e adultos. Mostra de animação, games, workshops, exposição de quadrinhos, concursos, animação, cinema e jogos digitais. Obs.: O TAC ORIGENS acontecerá todos os dias da Colônia de Férias.

02 de julho (domingo) – 14h às 18h
Evento: HORA ABERTA
Pré-requisito: Nenhum
Idade Mínima: Todas as idades
Descrição: Organizado pela União Cearense de Games – UCEG, o encontro reunirá grupos de gamers de Fortaleza. Nessa edição, teremos campeonatos, amostra de games, além da presença do Maior Colecionador de Videogames do Brasil, Alex Mammed. O evento tem como objetivo a interação, diversão e troca de experiências entre os gamers.

03, 04, 05 e 06 de julho
9h às 11h – Minicurso: Lógica de Programação com JavaScript
Pré-requisito: Conhecimento básico em informática.
Idade Mínima: 12 anos
Carga Horária: 8h
Descrição: Focado em quem nunca mexeu com programação e quer dar os primeiros passos na área de tecnologia. Aprenda a programar e entre no aquecido mercado de TI; comece pela linguagem JavaScript, a mais importante da Web; pense logicamente e estruture seus programas; Veja a sintaxe da linguagem e seus detalhes.

03,04,06 e 07 de julho
13h às 14h30 – Minicurso: Criação de Games com Scratch
Pré-requisito: Nenhum
Idade Mínima: 12 Anos
Carga Horária: 3h
Descrição: Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT, fornecido gratuitamente, com o qual você pode programar suas próprias histórias interativas, jogos e animações.

05 e 06 de julho
14h30 às 16h: Workshop – Desvendando a Arte do Desenho
Pré-requisito: Nenhum
Idade Mínima: 12 Anos
Vagas: 10
Descrição: Como funciona o processo criativo para se desenhar, o motivo que se leva a desenhar bem e como se pode chegar lá.

05 e 07 de julho
11h às 12h – Oficina de Youtuber
Pré-requisito: Conhecimento de Informática Básica
Idade Mínima: 12 Anos
Vagas: 10
Descrição: Aprenda de forma prática os passos iniciais de um profissional de mídias digitais trabalhando com o seu próprio canal, conquistando seguidores e alcançando a fama e o sucesso que sempre quis.

03 de julho
11h às 12h – Palestra Internet das Coisas (IOT)
Pré-requisito: Nenhum
Idade Mínima: Todo o Publico
Vagas: 10
Descrição: A proposta é apresentar a IOT como ferramenta de transformação digital e mostrar seu potencial para revolucionar o cotidiano das pessoas e dos negócios em geral.

14h30 às 16h – Palestra: Marketing nas Redes Sociais
Pré-requisito: Nenhum
Idade Mínima: 12 Anos
Descrição: Nos últimos tempos o marketing nas redes sociais têm sido um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo. Esse é um caminho sem volta em termos de tendência de marketing online e as empresas precisam se adaptar a esse novo cenário.

04 de julho
11h às 12h – Oficina: WordPress+ Woocommerce – como criar uma loja virtual
Pré-requisito: Conhecimento básico em informática
Idade Mínima: 12 Anos
Vagas: 10
Descrição: Você vai aprender como criar e potencializar uma loja virtual no WordPress com o plugin WooCommerce.

14h30 às 16h – Palestra: Arte eletrônica
Pré-requisito: Nenhum
Idade Mínima: 12 Anos
Vagas: 10
Descrição: A arte desafia a tecnologia e a tecnologia inspira a arte. Arte eletrônica é um novo tipo de arte feita com código e circuitos por programadores que desafiam as possibilidades da criatividade e da tecnologia. A tecnologia é usada como tela e os códigos são a matéria-prima para criar instalações de arte digitais que sejam inovadoras e envolventes. Essa palestra abordará interseções entre arte e tecnologia, explorando suas diversas possibilidades de criação.

05 de julho
13h às 14:30h – Oficina: Criação de APP
Pré-requisito: Nenhum
Idade Mínima: 12 Anos
Vagas: 10
Descrição: Dentre os tópicos abordados estão os modelos de negócios aplicados na mobilidade, as maiores tendências de investimento, o perfil do usuário de acordo com as plataformas, introdução à metodologia de produtos e estudo de cases de sucesso.

06 de julho
11h às 12h – Bate Papo: Mercado de Trabalho para Profissionais de TI
Pré-requisito: Nenhum
Idade Mínima: 12 Anos
Descrição: Momento para tirar dúvidas de jovens que tem interesse na área de desenvolvimento e que querem saber os caminhos das pedras. Com profissionais com mais de 18 anos de experiência, vamos tirar suas dúvidas sobre o mercado de desenvolvimento, carreira, como se comportar em uma entrevista, qual melhor linguagem e muito mais.

07 de julho
9h às 11h – Palestra: Conhecendo Arduino
Pré-requisito: Nenhum
Idade Mínima: 12 Anos
Descrição: O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexível e fácil de usar. Seu hardware é baseado em um microcontrolador Atmel AVR de 8-bit a maioria dos modelos usam um ATmega328 rodando a 16Mhz.

14h30 às 16h – Palestra: Internet das Coisas (IOT)
Pré-requisito: Nenhum
Idade Mínima: Todo o Publico
Vagas: 10
Descrição: A proposta é apresentar a IOT como ferramenta de transformação digital e mostrar seu potencial para revolucionar o cotidiano das pessoas e dos negócios em geral.

Inscreva seu pequeno e não perca a oportunidade de fazer parte deste evento, que promete ser cheio de diversão, tecnologia e aprendizado. Fica a dica!

 

Serviço:

1a Colônia de Férias Digital de Fortaleza

Data: de 01 a 07 de julho

Local: Casa da Cultura Digital fica localizada – Rua dos Pacajus, nº33 / Praia de Iracema.

Programação gratuita

Vagas limitadas!

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *