A boa do fim de semana (de 27 a 29 de outubro)
27 de outubro de 2017
Cervejaria Luzterr é a mais nova marca artesanal do mercado cearense
27 de outubro de 2017
Uma das coisas fundamentais que o jovem ao crescer e se tornar adulto precisa aprender é administrar seu próprio dinheiro. Em tempos de consumismo exagerado e crise financeira, este aprendizado torna-se muitas vezes bastante complicado. E foi exatamente com estes problemas em mente e com o objetivo de ajudar aos jovens em assuntos de educação financeira que o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Assembleia Legislativa do Ceará inicia, a partir desta sexta-feira (27), o projeto “Conscientização Financeira do Jovem”.

Inicialmente, serão realizadas visitas às escolas da capital cearense para debater com crianças e adolescentes como consumir produtos de forma sustentável e consciente. A primeira visita ocorre no Colégio Kennedy, no bairro Papicu, em Fortaleza, às 8h30, com a presença do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da AL, deputado Fernando Hugo (PP).

O objetivo principal por trás do projeto é conscientizar os jovens sobre o consumo desde cedo, ensinando alunos a se tornarem cidadãos conscientes. Dessa forma, os estudantes terão a percepção de preços a fim de que possam eleger o que é supérfluo e o que é importante para eles, utilizando o dinheiro de forma consciente e sustentável.

“Esperamos expandir de maneira a tornar esses alunos os multiplicadores do amanhã nas suas casas, escolas e futuros ambientes profissionais. Afinal, a criança conhecedora de seus direitos hoje será um consumidor consciente do amanhã”, afirma Fernando Hugo.

Segundo a coordenadora do Procon Assembleia, Telma Valeria, a ideia é expandir o projeto posteriormente. “Iniciaremos nas escolas de Fortaleza e, depois, nossa pretensão é juntarmos ao programa ‘O Parlamento e sua História’, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), mostrando aos jovens que visitam a Assembleia como ter domínio sobre questões financeiras”, explica.

Nesta fase, o projeto será realizado uma vez por semana, com duração de aproximadamente meia hora. Na ocasião, os advogados do Procon Assembleia – Telma Valéria, Rômulo Augusto, Airton Martins, Érica Conde e Lorena Leite – abordarão, de forma lúdica, temas e termos específicos do mercado de consumo – como quilo, dinheiro, troco e validade de produtos.

Saber o valor do dinheiro e como utilizá-lo de forma consciente é um passo fundamental para uma boa educação financeira. Que o projeto se expanda e atinja a cada vez mais jovens, Não é mesmo?

 

Serviço:

Procon Assembleia Legislativa do Ceará

Horário de funcionamento:

segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h,

Local:  Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo II da AL) – Térreo.

Telefones: (85) 3277 3790 / 3277 3791 / 0800 2752 700

 

Fotos: Reprodução

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *