2º Mostra bienal CAIXA de novos artistas
4 de janeiro de 2018
Agenda cultural do fim de semana
5 de janeiro de 2018

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) vai ofertar, a partir de fevereiro, matrículas do Projeto ALcance nas modalidades presencial ‒ em núcleos municipais ‒ e a distância. A diretora da instituição, Dione Soares, informa que, para concretizar as atividades do projeto com sucesso, a meta é aperfeiçoar a transmissão das aulas pela internet e pela TV Assembleia ‒ que oferecem a opção ao vivo ‒, intensificar o acompanhamento aos núcleos municipais e incluir um serviço de Plantão Tira-Dúvidas pela web.

No ano de  2017, o Projeto ALcance matriculou mais de 2.570 jovens de Fortaleza, além dos participantes de outros municípios. A iniciativa envolve um curso preparatório para acesso ao ensino superior, destinado a servidores da Assembleia e aberto à comunidade, para alunos matriculados ou egressos da escola pública. Conforme Dione Soares, a Unipace pretende promover ainda uma maior integração entre os serviços de educação legislativa e de capacitação dos servidores da Assembleia, unificando suas atividades com as da Divisão de Treinamento e da Biblioteca, bem como fortalecer a relação com organizações da sociedade e lideranças políticas na formação para a cidadania, projetando socialmente as ações da Casa, através de projetos sociais e parcerias em cursos. Durante 2017, foram concluídos dois cursos de pós-graduação: MBA em Assessoria Parlamentar e MBA em Ciências Políticas, Sociedade e Governo, com 50 e 74 estudantes, respectivamente.

“Atualmente, a Unipace está em processo de renovação do credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação e planejando novos cursos para 2018”, adiantou a diretora da instituição. Durante o período, a Unipace também deu continuidade aos cursos de idiomas, atendendo 350 estudantes no primeiro semestre e 345 no segundo, além de manter a parceria com o Projeto Superação, atendendo 300 estudantes no primeiro semestre e 153 no segundo, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Iniciamos também os trabalhos para a publicação do terceiro número da Revista Ação & Debate, que deverá trazer como tema central a discussão sobre a atualidade da conjuntura brasileira, publicando seu terceiro número no primeiro semestre de 2018”, adianta Dione Soares.

Ainda de acordo com a diretora, o ano foi de avanço nas articulações interinstitucionais e parcerias, destacando a participação na Rede de Escolas de Governo do Estado do Ceará e na Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), na qual a Unipace responde pela Diretoria Regional Nordeste. Dione Soares destaca ainda a parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Interlegis), do Senado Federal ‒ que possibilitou a realização de cursos destinados à Assembleia e às câmaras municipais do Ceará ‒ e com outras instituições de nível superior, para celebração de convênio amplo, abrangendo a realização conjunta de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. “Concluímos 2017 com uma pesquisa de interesses e a assinatura do convênio e, para 2018, deveremos iniciar a oferta dos cursos”, acrescentou.

Nesses 10 anos de atuação da Unipace, foram 28 turmas de Especialização e MBA, atendendo 999 estudantes; 146 turmas nos cursos de idiomas (inglês, espanhol e francês), com 3.440 estudantes; mais de 10 mil jovens beneficiados pelo Projeto ALcance e 7.254 participantes do curso de extensão. “No total, são mais de 25 mil beneficiados pelos cursos da Unipace nesses 10 anos”, afirma.

Procure a Unipace e informe-se sobre os cursos ofertados! Esta pode ser a sua chance de expandir conhecimentos e melhorar de vida!

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *