Receita do dia – Canelone de queijo fácil!
22 de maio de 2019
10 direitos que todo consumidor deve saber!
22 de maio de 2019

Atenção estudantes cearenses, pois vem aí uma super novidade que trará ainda mais oportunidades para quem sonha em cursar uma universidade! O projeto Alcance Enem, implantado pela Assembleia Legislativa em 2012, com o objetivo de oferecer aos alunos e egressos da rede pública de ensino curso preparatório para o Enem, inova este ano com a implantação da plataforma virtual alcancevirtual.al.ce.gov.br. No espaço, são disponibilizadas apostilas, videoaulas e um banco de questões para o aluno Alcance e qualquer pessoa com acesso à internet.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), destaca a iniciativa e lembra que a atual gestão tem como um dos principais compromissos aproximar a sociedade e o Parlamento. “Este ano, com a implementação desse ambiente virtual do Alcance, temos a certeza de que mais estudantes serão beneficiados em todo o Ceará, melhorando a qualidade do ensino e aumentando o número de aprovações. Ao preparar os jovens para o ingresso no ensino superior, o Legislativo contribui para gerar mais oportunidades para eles”, ressalta o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT).

O deputado Elmano Freitas (PT), presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos (CAEAE) da AL, aponta outra novidade do projeto, que é a adoção da metodologia ativa como forma de potencializar a aprendizagem dos alunos. “Nesse processo, o aluno é o centro e o principal responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que os discentes desenvolvam a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa”, explica o parlamentar.

A assessora para assuntos educacionais do CAEAE, Dione Félix, acrescenta que a iniciativa contempla ainda a sala de aula invertida, um método atual com foco nos conteúdos virtuais. “Nesse modelo, o aluno tem acesso aos conteúdos on-line, para que o tempo em sala seja otimizado. Isso faz com que ele chegue com um conhecimento prévio. Tal fato incentiva o interesse e participação da turma. Dessa forma, é possível melhorar a concentração e dedicação dos alunos nos encontros presenciais”, pontua Dione.

Resultados

De 2012 a 2018, foram atendidos aproximadamente 20.000 alunos, com 1.504 aprovações no Enem e vestibulares. Desde então, o Alcance vem sendo aperfeiçoado para melhor capacitar o aluno da capital e do interior para uma vaga no ensino superior.

Dione Félix explica que as aulas visam ao desenvolvimento completo do aluno nas habilidades e competências exigidas pelo Enem, abordando os temas recorrentes nas provas anteriores, trabalhados de forma interdisciplinar, por experientes professores, com alto nível didático-pedagógico, metodologias e tecnologias inovadoras e experiência comprovada em cursos preparatórios.

Em 2018, com a melhoria dos meios de transmissão, “ampliamos para 30 o número de municípios com espaços organizados em câmaras municipais, secretarias de educação, escolas, sindicatos e outros, com um total de 1.617 alunos no interior e 1.893 na capital”, acentua a assessora.

Ela lembra que “o aumento do acesso à educação é medida essencial para políticas de empregabilidade e distribuição de renda, sendo um poderoso instrumento para reduzir a pobreza e a exclusão social”.

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *