Receita do dia – Escondidinho de legumes
14 de novembro de 2018
SENAI Brasil Fashion 2018 entra na reta final
14 de novembro de 2018

Projeto que transforma lixo eletrônico em arte é destaque na Assembleia Legislativa do Ceará

Imagine só um monte de resíduos considerados mero “entulho” poderem se tranformar em obras de arte super interessantes? Nas mãos do artista plástico Sérgio Lima, resíduos eletrônicos se transformam em verdadeiras obras de arte, brinquedos e até objetos de decoração!

“Um fone de ouvido pode virar uma libélula, um caranguejo ou uma aranha”, diz. As criações fazem parte do projeto Resíduo Tecnológico Sustentável, idealizado por Lima para dar novo destino ao lixo eletrônico, e são destaque na Semana do Servidor, que segue até sexta-feira (16). A iniciativa conta com o apoio da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Assembleia Legislativa.

O projeto existe há mais de 10 anos e conta com acervo de 190 itens, que podem ser adquiridos a preços que variam de R$ 5 a R$ 250. Entre os produtos expostos estão jogos de tabuleiro feitos a partir de tampas de impressoras e um velho monitor com ímãs de HD ganha a função de um porta-chaves. “Tudo que tem defeito ou não tem mais utilidade a gente transforma em algo belo”, resume o artista. Além de produzir as esculturas, Lima realiza palestras e oficinas com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da sustentabilidade para o planeta.

Uma das peças que mais chama a atenção é o robô que reproduz, por meio de aplicativo de celular, falas e músicas. O brinquedo é feito com capas de disjuntores, doadas por empresas de produtos eletrônicos e por instituições de ensino. “Formamos esse robô com dobradiças de notebooks. Ele articula os joelhos, a cintura, as mãos, braços e cabeça, formada por um rádio Bluetooth, que atende comandos de voz do celular”, descreve.

Realmente o projeto e seus resultados são de encher os olhos e mostram que é possível sim, dar novos e diferentes destinos ao que aparentemente virou lixo ou não nós serve mais!

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *