Ressaca emocional pode influenciar a forma como lidaremos com experiências futuras, revela pesquisa
30 de março de 2017
4 lugares supervalorizados que são uma verdadeira pegadinha para turistas
30 de março de 2017

Receita do dia – Bolo de café Alemão

Vamos combinar: Todo mundo que cozinha tem que saber fazer bolo, não é mesmo? E para quem quer se aventurar com uma receita diferente, hoje o Pátio Hype traz a receita desse bolo fofo e delicioso feito com café. Aprenda e veja que ele é perfeito para servir acompanhado com café ou chá de final de tarde para as suas visitas de família!

Ingredientes:

→ Para a cobertura:

– 150g de manteiga sem sal;

– 150g de farinha de trigo;

– 1/2 colher (chá) de fermento em pó;

– 100g de açúcar Demerara.

→ Para o Caramelo:

– 100g de açúcar

– 1/2 colher de chá de café instantâneo granulado

→ Para o Pão de Ló:

– 225g de manteiga sem sal;

– 225g de acúcar Demerara;

– 4 ovos;

– 225g de farinha de trigo com fermento;

– Meia colher de chá de fermento em pó;

– 50ml de café expresso frio;

– 1 colher (chá) de café instantâneo granulado;

– 2 colheres de Camp Coffee ou Baileys de café ou um outro licor de café.

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°. Unte uma assadeira funda e forre outra com papel manteiga. Prepare primeiro o caramelo, colocando açúcar e uma panela pequena anti-aderente com um pouco de água em fogo alto por alguns minutos. Você pode inclinar a panela mas não mexa com a colher! Assim que durar, adicione o café instantâneo, mexa e despeje o caramelo na assadeira forrada com papel papel manteiga e deixe esfriar até endurecer.

Faça a cobertura do bolo. Corte 150 g de manteiga em cubos e coloque em uma tigela com 150 g de farinha, 1/2 colher de chá de fermento e 100 g de açúcar. Amasse a mistura com a ponta dos dedos até obter uma farofa fina. Leve à geladeira até o momento de usar.

Em seguida faça a massa do bolo. Em uma batedeira, bata o 225g de manteiga e 225g de açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos, um a um e em seguida 225g de farinha e o fermento em pó. Junte o espresso frio e o Baileys e misture. Transfira a massa para a assadeira funda e alise a superfície formando uma camada uniforme.

Quebre o caramelo em pedaços e junte com a cobertura do bolo da geladeira. Espalhe grosseiramente metade da cobertura sobre o bolo; pegue a outra metade da mistura e aperte e aglutine em pedaços e espalhe ao redor do bolo enfeitando de forma rústica. Asse por cerca de 35 minutos, até dourar e ficar no ponto. Ele estará pronto quando você enfiar um palito e ele sair limpo.

Retire do fogo e deixe descansar por 10 minutos e em seguida retire da forma. Agora é só servir com café ou chá e fazer sucesso no lanchinho da tarde. Fica a dica! 😉

 

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *