Os melhores tombos ao vivo na televisão brasileira
27 de julho de 2020
Planta do bem – 10 plantas que protegem a casa
27 de julho de 2020

Requalificação do Passeio Público e a Praça José de Alencar: História e cultural da Capital

O Passeio Público e a Praça José de Alencar passam por completa requalificação em seus espaços, com o objetivo de manter viva a história, arquitetura e cultura da Capital. E para te deixar por dentro do que vem por aí, o Hype separou detalhes das obras, olha só!

Passeio Público

A obra, orçada em em R$ 939.162,22, prevê novo paisagismo, requalificação de calçadas, restauro de estatuas e demais elementos históricos, melhorias na acessibilidade, além de tratamento para manutenção da vegetação existente. O espaço ainda ganhará nova vegetação e tratamento para a manutenção da vegetação atual.

Elementos históricos de importante valor, a estátuas, caixa d’água e a mureta que circunda a praça também receberão reparos, considerando o diagnóstico elaborado pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secultfor.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (IPHAN) participou de reuniões para a promoção das intervenções e vai acompanhar as obras. A praça é um bem tombado em esfera municipal e federal, e o IPHAN quer a garantia de que a estrutura será mantida.

Praça José de Alencar

O projeto de requalificação da Praça José de Alencar prevê uma série de melhorias urbanísticas no equipamento, como pintura, substituição do piso existente, instalação de novos postes de iluminação em LED, além da requalificação viária de duas das principais vias de acesso à praça. A grande novidade será a instalação de uma fonte luminosa cibernética, onde o movimento das águas funcionam em sintonia com a música emitida em várias caixas sonoras.

As Ruas General Sampaio e Liberato Barroso passarão a contar com novo recapeamento asfáltico, além da recuperação do pavimento em paralelepípedo existente em frente ao Theatro José de Alencar.

Com investimentos de R$ 3,2 milhões, a obra possui recursos provenientes de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará. As intervenções já estão com 60% dos serviços realizados e possuem entrega prevista para outubro deste ano.

Fotos: Reprodução / Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *