Divulgado trailer oficial do novo filme de Pedro Almodóvar
28 de julho de 2011
16º Festival Brasileiro de Cinema Universitário
28 de julho de 2011

Rio de Janeiro apresenta exposição inédita

Desde o século XIX que um conjunto tão diversificado de gravuras pertencente à coleção da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) não é mostrado ao público brasileiro! A partir de hoje, o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe a exposição “Mestres da Gravura na Coleção da Fundação Biblioteca Nacional”. Quem estiver pela cidade carioca e cultivar interesse por obras raras, não pode deixar de conferir esta dica!

A exposição “Mestres da Gravura na Coleção da Fundação Biblioteca Nacional” fica exposta até 18 de setembro e traz 171 obras de 80 gravadores estrangeiros, do século XV ao XVIII, entre eles nomes como Rembrandt, Goya, Dürer e Piranesi! As técnicas predominantes são a xilogravura (prancha de madeira) e o talho-doce (prancha de metal).

Foi necessário restaurar 27 gravuras fundamentais para este panorama e todas as 171 peças passaram por um rígido processo de limpeza. Com curadoria de Fernanda Terra, a exposição destaca a importância do gravador e da gravura para a história! Todas as obras pertencem à Real Biblioteca de Portugal, que foi trazida para o Brasil em 1810. Graças a ela, surgiu a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, atualmente considerada pela UNESCO como uma das dez maiores bibliotecas do mundo! Confira algumas das gravuras da exposição!

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *