Meditação – 3 dicas para quem quer alcançar o estado de relaxamento da mente!
23 de abril de 2018
Museu do Ceará apresenta exposição Sertão das Rabecas
24 de abril de 2018

Roupas de Couro – Como cuidar e preservar!

Está chegando a época mais fria do ano e é chegada a hora de tirar nossas roupas de couro do closet! Existe melhor época para usá-las? Acho que não! Esperar a chegada do inverno para pensar em cuidar das roupas de couro algumas vezes pode ser desastroso. E isso acontece porque no clima de verão, o calor intenso e muito chuva interfere nas propriedades da sua peça de couro. Não lavar? Lavar a seco? Levar á alguma lavanderia especialista? Calma que esse post vai responder a maior parte das suas dúvidas sobre como cuidar e conservar suas roupas de couro! Então vem conferir com a gente os cuidados necessários para manter a sua peça com cara de sempre novinha!!

Fuja de sacos e capas de plástico!

Os couros e acamurçados são peles de animais, e precisam respirar sempre! Por esse fator, é normal que as roupas de couro apresentem fungos e/ou mofos e bactérias. Evite guardar essas peças em sacos plásticos, pois eles impendem que o couro respire. Por isso, encontre um local mais adequado para guardar a sua jaqueta para que ele tenha mais tempo de uso. A melhor dica para esses casos é envolver as peças de couro numa capa de TNT para evitar que a peça sofra descoramento com incidência da luz.

Como pendurar sua roupa de couro?

Cabides de plástico ou madeira são os mais indicados para pendurar as roupas de couro ou de camurça. Os cabides precisam ser largos para evitar deformação nas áreas dos ombros, e quanto mais largos, melhor!

Como armazenar as roupas de couro?

Caso as roupas de couro, ou até mesmo outras peças, forem ficar no armário por um grande período, o ideal é expô-las de vez em quando em local fresco e arejado, sempre na sombra. É importante sempre higienizar as roupas de couro após o uso e antes de guardá-las durante os meses em que não forem usadas. De preferência, pendurar as peças de couro do lado avesso em cabides para deixar no armário, evitando assim que qualquer frestinha de luz danifique a peça. Evite também de deixar os anti-mofos do armário próximo das roupas. É comum a ação química do produto agir diretamente na umidade do couro, danificando-o.

Como limpar as roupas de couro?

A maior regra é: couro e água não combinam de jeito nenhum! A forma ideal de limpeza da peça é com pano úmido, bem torcido, sem nenhum tipo de produto químico. De maneira nenhuma utilize sabão neutro, álcool ou detergentes, eles agridem demais a peça e podem danificá-la. As peças sintéticas são menos sensíveis que o couro, mas devem seguir a mesma forma de limpeza.

Dicas extras:

  • Para evitar rachaduras nas peças, hidrate periodicamente com glicerina para calçados;
  • Nunca deixe as roupas de couro em contato com peças mais claras, elas podem facilmente manchar outros itens;
  • Para não marcar os cós das saias, pendure-as pelas fitas internas, em cabides com gancho lateral.

Com essas super dicas não tem como cuidar errado das suas roupas de couro, não é mesmo?! Tem mais alguma dica? Conta pra gente!!

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *