Charlie Sheen convida Angus T. Jones para sua nova série
30 de novembro de 2012
Rede social de consumo sustentável ajuda projetos socioambientais
30 de novembro de 2012

Rumores de suicídios fazem Nasa desmentir “fim do mundo”

As teorias sobre o fim do mundo em 21 de dezembro de 2012 estão preocupando muitas pessoas, tanto que, foi preciso a agência espacial americana (Nasa) fazer um pronunciamento “desmentindo” os rumores que circulam principalmente na internet sobre o assunto. A agência também recebeu diversas cartas de pessoas seriamente preocupadas com o tema, o que reforçou a necessidade do seu pronunciamento, nesta quarta-feira (28).

Além de uma conferência online com a participação de diversos cientistas, o órgão estadunidense também criou uma seção em seu website para desmentir que hajam indícios de que um fim do mundo esteja próximo. O astrobiologista David Morrison, do Centro de Pesquisa Ames, da Nasa, disse que muitas das cartas expondo preocupações com as teorias apocalípticas são enviadas por jovens e crianças.

Assustados com as teorias, alguns dizem até pensar em suicídio, de acordo com o cientista, que também mencionou um caso, reportado por um professor, de um casal que teria manifestado intenção de matar os filhos para que eles não presenciassem o apocalipse.

“Estamos fazendo isso porque muitas pessoas escrevem para a Nasa pedindo uma resposta (sobre as teorias do fim do mundo). Em particular, estou preocupado com crianças que me escrevem dizendo que estão com medo, que não conseguem dormir, não conseguem comer. Algumas dizem que estão até pensando em suicídio”, afirmou Morrison.

As teorias apocalípticas

Os rumores sobre o fim do mundo são baseados em várias teorias. Uma delas, diz que o mundo acabará no dia 21 por ser a última data do calendário da civilização maia. A Nasa esclarece que em relação ao calendário maia o que vai acontecer é apenas o fim de um ciclo. Da mesma forma que o tempo não para quando os “calendários de cozinha” chegam ao fim, no dia 31 de dezembro, não há motivo para pensar que com o calendário maia seria diferente.

A agência espacial americana enfatiza que não há evidências de que os planetas do sistema solar “estejam se alinhando”, como dizem algumas teorias, e diz que, mesmo que se isso ocorresse, os efeitos sobre a Terra seriam irrelevantes. Também esclarece que não há indícios de que uma tempestade solar possa ocorrer no final de 2012 e muito menos de que haja um planeta em rota de colisão com a Terra.

Com informações da BBC Brasil 

 

Fotos: reprodução 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *