Programa UNESCO /ISEDC oferece bolsas de estudo na Rússia
1 de março de 2016
Os 10 melhores tuítes do Padre Fábio de Melo
1 de março de 2016

Heróis de histórias em quadrinhos, filmes de ficção científica, seriados com temas geek e nerd, tv a cabo, Netflix, ufa! Já parou para pensar que, hoje em dia, praticamente tudo é cultura pop? Para quem não sabe, cultura pop, como o nome indica, é tudo que faz parte da cultura popular, geralmente de massa. Ou seja, tudo que praticamente todo mundo gosta, entendeu?

E uma pesquisa divulgada recentemente divulgou dados interessantes sobre os ícones da cultura pop preferidos entre os nordestinos. Olha só que bacana:

A pesquisa anual “Hábitos de Consumo de Cultura Pop no Brasil” ficou aberta para participação no portal Omelete para que pessoas de todo o Brasil pudessem responder a um questionário. No Brasil, a resposta de 13.724 pessoas de todas as regiões mostraram algumas surpresas, como a popularidade das plataformas de streaming, que ultrapassaram a TV a cabo como o “local” predileto para assistir a filmes. Claro que o cinema ainda é o local preferido das pessoas,  com 66% da preferência, mas o streaming com seus 21% ganhou com folga da TV a cabo, com 3%.

ícones da cultura pop2

Já o Netflix e YouTube são os streamings mais usados, com 83% e 70%, respectivamente. O Popcorn Time aparece em terceiro, com 25%. E o mais curioso: em 2014, quando foi realizada a segunda edição da pesquisa, 32% não utilizavam nenhum serviço desse tipo. “O Cinema ainda está em primeiro lugar na preferência do público, mas a ascensão do streaming representa a principal mudança de comportamento dos consumidores de cultura pop. Isso mostra como o serviço está dominando o mercado, e a aposta do Netflix com o tema super-herói gerou a química perfeita”, ressalta Pierre Mantovani, CEO do Grupo Omelete.

E os ícones da cultura pop?
Pois bem, os dados dessa pesquisa mostraram que, no Nordeste, Pernambuco é o estado com maior número de pessoas que responderam a pesquisa – que coletou e analisou informações de mais de 1200 pessoas da região, que responderam 102 questões relacionadas a comportamento, hábitos de consumo, preferências sobre consumo de mídia e mobilidade entre setembro e outubro de 2015. Segundo ela, o fã de cultura pop nordestino tem, em média, entre 25 e 30 anos de idade, é homem, mora em Pernambuco e tem ensino superior completo.

Além disso, a pesquisa sobre ícones da cultura pop apontou ainda outros detalhes interessantes sobre o consumo deste tipo de cultura pelos nordestinos:

  • No Nordeste, 1208 pessoas participaram da pesquisa. A maioria (23%) reside em Pernambuco, pouco à frente de Ceará (21,4%) e Bahia (21,1%).
  • A série “Game of Thrones” (HBO) ficou à frente da campeã nacional, “Demolidor” (da Marvel e Netflix), como a mais vista pelos respondentes da pesquisa (23%);
  • Robert Downey Jr. (o Homem de Ferro) é o ator predileto (com 14%), enquanto Scarlett Johansson (a Viúva Negra) é a atriz preferida (17%) – reflexo direto do sucesso da Marvel.

ícones da cultura pop4

  • Apesar disso, o Batman, herói da DC Comics, aparece no topo como o super-herói mais amado (32%), seguido imediatamente pelo Homem-Aranha (18%).
  • O filme citado como “O melhor dos de todos os tempos” foi “O Retorno do Rei” (da trilogia “O Senhor dos Anéis), com 14%. O filme “Star Wars – Episódio V: O Império Contra Ataca”, mesmo tendo sido lançado em 1980, ficou em 2º lugar (13%).
  • HBO (15%) e Warner (15%) empatam como os canais prediletos entre todos os abertos e fechados da TV. SBT (1,8%) aparece na frente da Globo (1,15%).

E então, concorda que o Homem de Ferro e a Viúva Negra são os ícones da cultura pop mais amados? São seus personagens preferidos? Quem você gosta mais? Conta aí para a gente que também queremos saber!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *