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Saiba quais são as indicações e benefícios do Pilates

Na década de 1990, quando Madonna começou a mostrar sua incrível flexibilidade nos palcos, o público perguntava qual era a técnica que garantia à cantora movimentos precisos e coluna impecavelmente reta, mesmo nas posições mais bizarras, como de cabeça para baixo e com as pernas abertas em 180°. “É uma mistura de ioga e Pilates”, dizia ela.

Ótimo para quem precisa melhorar a postura e a respiração, embora pareça ser um exercício novo, o Pilates já é conhecido há mais de 80 anos. Os benefícios são diversos e a prática dessa modalidade é indicada para quem busca, além de uma vida saudável e rotina com mais energia, combater dores, prevenir doenças e ter mais concentração e bom alongamento.

Se você ainda não foi conquistado por ele, o Pátio Hype elencou cinco benefícios que podem ser conquistados ao praticar o Pilates. Confira:

◊ Combate de dores

Por meio da prática dos exercícios é possível promover um realinhamento da coluna e fortalecimento do abdômen, dois pontos positivos que contribuem para a solução de diversas patologias, além de trabalhar os músculos como um todo e prevenir lesões de forma geral.

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◊ Diminuição do estresse e da ansiedade

O princípio da respiração é a base dos exercícios do Pilates e, por meio dele, adquire-se um novo ritmo respiratório e, consequentemente, a elevação dos níveis de concentração. No decorrer das aulas, o aluno adquire maior controle sobre seu corpo e suas ações, benefícios que ajudam no dia a dia a dosar o estresse e a ansiedade.

◊ Tonifica os músculos

O fortalecimento muscular de forma global ativa simultaneamente diversos grupos musculares de forma integrada.

◊  Previne fraturas osteoporóticas

O método auxilia no aumento da força muscular, que comprime e fortalece a estrutura óssea, prevenindo contra lesões e fraturas causadas por uma possível osteoporose, além de melhorar a coordenação motora.

◊ Desempenho na corrida

Para realizar a prática da corrida, o corpo precisa de um preparo a fim de evitar lesões. Com o auxílio do Pilates, a respiração, a concentração, o fortalecimento global e principalmente os músculos estabilizadores, é possível fazer com que o corpo alcance melhores resultados.

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No Brasil, são mais de dez mil estúdios de Pilates e, por ano, surgem mais de 200 novas casas. Os números são baseados nas vendas dos maiores fabricantes de aparelhos no País. As contra indicações para aderir ao método giram apenas em torno de pessoas que não tenham autorização médica para realizar atividades físicas ou indivíduos hipertensos, sem controle com medicamentos. Então, vai se permitir ser conquistado pela prática?

Fotos: Reprodução.

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