DIY Jeans – 7 inspirações para fazer em casa!
9 de fevereiro de 2021
Câmara Municipal lança 4a edição da Revista “Nossa Voz”
9 de fevereiro de 2021

Saúde: 5 dicas para conviver melhor com a psoríase

O Pátio Hype preparou para você uma lista com dicas para amenizar os sintomas dessa doença e enfrentar o desconforto sem abrir mão da qualidade de vida. Confere aí!

Para quem não sabe, a psoríase é uma doença imunomediada, inflamatória e multifatorial. Logo, pode ser causada por muitos fatores distintos, como questões ambientais, genéticas ou imunológicas. Essa patologia pode afetar homens e mulheres em qualquer faixa etária e apesar de ser uma doença crônica, não é contagiosa.

1 – Procure um especialista.

Antes de qualquer coisa, caso você sinta os sintomas da doença ou conheça alguém que se encaixe no quadro clinico. Busque acompanhamento médico imediatamente.

Apesar de não ter cura, a doença pode ser controlada com medicamentos específicos e tratamentos. Por isso, quanto mais cedo for feita a visita ao dermatologista melhor. Até porque, o especialista é o único que pode diagnosticar, identificar o grau da doença e trata-la.

2 – Se aceite

Sabemos que não é fácil lidar com o diagnóstico de uma doença crônica. No entanto, o primeiro e mais importante passo para vencer essa batalha é se aceitar.

Tendo isso em mente, tente entender melhor o seu caso e busque, junto ao seu médico, a melhor forma de tratamento para aquele momento.

Além disso, um acompanhamento psicológico também é extremamente importante para trocar a tristeza pela felicidade e para ajudar a trazer a determinação para enfrentar essa doença.

3 – Não interrompa o tratamento

A psoríase se manifesta através de lesões que podem sumir com o tempo. Essa melhora aparente, faz muita gente parar com o tratamento, o que na maioria das vezes acaba trazendo complicações no futuro. Portanto, nada de interromper os cuidados, ok? 

Vale lembrar, que existem diversos tratamentos para a doença. Logo, caso não aja uma melhora aparente do seu Quadro, não desista. Em vez disso, volte ao médico para buscar uma possível nova abordagem.

4 – Fale sobre a doença

Mesmo afetando uma parcela considerável da população, ainda se fala muito pouco sobre essa doença. No entanto, uma das principais formas de trazer visibilidade para a psoríase é conversar sobre ela.

5 – Atenção com os agravantes

A psoríase é uma doença que pode ser precipitada e agravada por fatores externos e emocionais como estresse, depressão e ansiedade. Além disso, existem alguns hábitos como o de beber e de fumar que pioram ainda mais a situação.

Quando o paciente toma esses cuidados a pele fica bem menos exposta a agressões. Se você tem a doença e mora em lugares com temperaturas mais amenas, é importante manter a pele bem hidratada no inverno, tendo em vista, que o clima frio e seco tende a causar inflamações e piora nas lesões.

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou aqui nos comentários e lembre-se, você não está sozinho! Visite o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa.

Fotos: reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *