Cachecol – Como investir em um look quentinho e estiloso
6 de agosto de 2019
Ideia Certa – Campanha da Assembleia Legislativa destaca importância do aleitamento materno
6 de agosto de 2019

No mundo moderno em que vivemos, as mulheres muitas vezes são as que mais sofrem como expedientes longos, múltiplos papeis na sociedade, salários muitas vezes inferiores e obrigações que misturam rotina de trabalho, maternidade, deveres domésticos e muito mais. No fim do dia, o cansaço é tanto, que raramente sobra aquele tempinho para cuidar de nós e uma das coisas que acaba sendo deixada um pouco de lado é a saúde, não é mesmo?

Mas a falta de tempo não pode ser motivo para deixar de cuidar da saúde, afinal é uma boa saúde e qualidade de vida que permitem que vivamos a nossa rotina normalmente! O ideal é que pelo menos alguns exames preventivos importantes sejam feitos periodicamente por todas as mulheres, afim de detectar sintomas precoces e possíveis problemas que possam vir a aparecer. E a sua saúde? Como anda? Para te ajudar a parar um pouco e dar atenção a sua saúde, preparamos uma lista com 8 exames preventivos que toda mulher deve fazer. Alguns serão feitos com menor frequência enquanto outros devem sim ser feitos pelo menos uma vez ao ano.

Prepare a agenda e fique atenta!

1- Exames cardiológicos

O coração é um dos orgãos mais importantes do corpo e por isso mesmo os cuidados com a saúde do coração devem ser redobrados, com exames feitos periodicamente, principalmente para mulheres acima dos 40 anos ou que já sofrem com a menopausa. Durante esse período aumentam os riscos de doenças cardiovasculares. Na menopausa também fazem-se ainda mais presentes as medições dos níveis de colesterol.

2- Exames de sangue e urina

Os exames de sangue e de urina são essenciais para monitorar níveis de colesterol e glicemia, além de avaliar as funções hepáticas e renais. Esses exames são associados com o de urina para diagnósticos mais completos. Recomenda-se que estes exames sejam feitos pelo menos uma vez por ano, pois eles são capazes de detectar sintomas e sinais de possíveis doenças com certa antecedência, o que ajuda e muito nos futuros tratamentos e na cura de doenças que possam vir a aparecer!

3- Exames na tireoide

A tireóide é responsável pelo crescimento, regula a fertilidade e os ciclos menstruais e interfere no peso. Na faixa dos 40, as alterações hormonais podem causar o hipotireoidismo, acarretando na baixa liberação de hormônios. O exame de ultrassom da tireoide é essencial para detectar possíveis nódulos nesta região e ajuda a prevenir possíveis disfunções e doenças. A incidência de nódulos na tireoide vem crescendo ano a ano e eles podem interferir na produção de hormônios fundamentais para a boa saúde da mulher.

4- Densitometria óssea

O exame de densitometria óssea avalia a condição dos ossos e pode detectar precocemente a osteoporose, por exemplo. A densitometria começa a ser solicitada na menopausa, contudo, se a mulher for sedentária, fumante, tiver cálculo renal, problemas na tireoide e doenças gastrointestinal e reumática, o exame deve ser realizado sempre, mesmo em mulheres mais novas. O exame deve estar sempre associado a medição de cálcio e, caso seja necessário, a mulher deve sim iniciar nos suplementos de calcio o quanto antes!

5- Exames sorológicos

Indicados principalmente para as futuras mamães ou para mulheres em idade adulta que planejam engravidar em um futuro próximo, os exames sorológicos detectam rubéola, citomegavirose e toxoplasmose. Tais doenças fazem o bebê nascer com problemas mentais, físicos e podem causar até cegueira. Em casos graves, pode ocorrer inclusive a morte do feto. Todo cuidado é pouco!

6- Avaliação do sistema reprodutor

É muito importante que as mulheres estejam sempre em dia com a saúde, e isto inclui a parte ginecológica. A hiteroscopia e a histerossalpinografia são exames que avaliam os órgãos reprodutores também são solicitados às mulheres que pretendem engravidar, ou que atingiram a idade adulta e devem fazer um check up ginecológico geral.

7- Papanicolau

Bastante conehcido, o Papanicolau é o exame preventivo do câncer ginecológico e deve ser feito anualmente por todas as mulheres em idade adulta. Este exame serve para detectar algum tipo de célula cancerígena na região do colo do útero e, exatamente por isso, é muito importante e imprescindível para quem quer estar em dia com a saúde e a prevenção!

8 – Mamografia

O Ultrassom das mamas também é um exame fundamental para detectar alguma anormalidade nas mamas e também deve ser feito pelo menos uma vez ao ano. A mamografia é um exame complementar ao ultrassom mamário e está indicado para mulheres acima de 40 anos. Se você ainda não fez esse exame converse agora mesmo com seu especialista a esse respeito.

Agora que você já tem a listinha completa, fica aqui a pergunta: Quando foi o seu último check up? Mesmo que você esteja se sentindo bem e cheia de energia, vale a pena cuidar atentamente da saúde e investir um pouco de tempo para cuidar de você. A saúde e a longevidade agradecem!;)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *